Autoridades locais investigam ações da polícia
Segundo o promotor Francisco Morales, uma investigação está em andamento para determinar se um carro de polícia esteve envolvido na morte. Ele afirmou que o Ministério Público trabalha com a possibilidade de atropelamento seguido de fuga. As autoridades não relataram mais feridos ou prisões até o momento.
“O Ministério Público está investigando as causas da morte de duas pessoas. O que se sabe é que uma das grades esmagou esses dois jovens”, disse o promotor em entrevista coletiva, sem fornecer detalhes sobre as identidades das vítimas.
A imprensa chilena informou que a segunda vítima era um garoto de 13 anos, embora as autoridades não tenham confirmado oficialmente sua identidade.
Bárbara Pérez, irmã de uma das vítimas, uma jovem de 18 anos, relatou que uma viatura policial causou a morte ao passar por cima da cerca que já havia caído sobre sua parente, nos arredores do estádio.
“Ele a atropelou e a esmagou completamente. Ela chegou (ao hospital) sem sinais vitais. Veio com um ingresso na mão e seu documento de identidade”, contou Pérez a repórteres do lado de fora do hospital onde sua irmã morreu.
O general da polícia local, Alex Bahamondes, informou que um policial foi indiciado e que seu depoimento sobre o caso “está sendo coletado”.
Comissão Disciplinar da Conmebol vai analisar possíveis punições
O caso será julgado pela Comissão Disciplinar da Conmebol. Na condição de mandante, o Colo Colo pode perder o jogo e ser determinado o placar de 3 a 0 a favor do Fortaleza, conforme prevê o regulamento.
“Tendo em vista que foram seguidos todos os procedimentos estabelecidos no Manual do Clube, o caso será remetido aos órgãos judiciais da Conmebol para futuras determinações. Todas as informações referentes a eventos dentro e fora do estádio serão enviadas ao Comitê Disciplinar”, diz nota da entidade.
O julgamento vai analisar todos documentos e provas apresentados pelos responsáveis da organização, inclusive, pelo trio de arbitragem. Além da análise de provas, como as imagens do confronto entre policiais e torcedores e da invasão ao gramado. /Com informações da AFP.]
Fonte msn