Na Cara do Gol MT

CPB completa 31 anos com consolidação do paradesporto e crescimento olímpico do Brasil

 


CPB completa 31 anos com expansão da base, formação técnica e crescimento do Brasil no cenário paralímpico

Fundado em 9 de fevereiro de 1995, em Niterói (RJ), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) completa 31 anos com um trabalho consolidado no desenvolvimento do paradesporto em todo o país. Ao longo desse período, a entidade estruturou programas de formação, capacitação e alto rendimento que ajudaram a ampliar a participação brasileira e a elevar o nível de desempenho do país nos Jogos Paralímpicos.

A evolução do Brasil no maior evento do paradesporto mundial acompanha esse processo. Nos Jogos Paralímpicos de Atlanta 1996, primeira edição sob a gestão do CPB, a delegação brasileira conquistou 21 medalhas, com dois ouros, seis pratas e 13 bronzes. Desde então, o crescimento foi contínuo, refletindo a expansão das ações do Comitê em diferentes regiões do país.

Em Paris 2024, o Brasil alcançou sua melhor campanha paralímpica da história. Foram 89 medalhas no total — 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze — resultado que garantiu a inédita quinta colocação no quadro geral de medalhas, consolidando o país entre as principais potências do esporte paralímpico.

Esse desempenho é fruto de um sistema que começa na iniciação esportiva e avança até o alto rendimento. Projetos como o Festival Paralímpico Loterias Caixa, os Centros de Referência do CPB, atualmente 98 em funcionamento, e competições como o Meeting Paralímpico Loterias Caixa formam a base de um processo contínuo de identificação e desenvolvimento de talentos.

Além do ciclo paralímpico, o avanço do Movimento Paralímpico brasileiro também se reflete em competições internacionais. Em 2025, o Brasil liderou pela primeira vez o quadro de medalhas do Mundial de atletismo paralímpico, em Nova Deli, na Índia, com 15 ouros, 20 pratas e nove bronzes.

Fonte: MT Esporte


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem