Na Cara do Gol MT

ESTRELAS EM CAMPO - Darlan Romani estreia na temporada 2023 em Cuiabá

 

Uma das atrações do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, que será disputado de 6 a 9 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, será Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG), campeão mundial indoor do arremesso do peso, em Belgrado-2022, e recordista sul-americano da especialidade, com 22,61 m. O evento será transmitido ao vivo pela TV Brasil Atletismo, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Catarinense de Concórdia, de 32 anos, ele disputará a sua primeira competição de 2023, buscando vaga no Campeonato Sul-Americano de São Paulo, que será realizado de 28 a 30 de julho, e os índices exigidos para o Mundial de Budapeste (21,40 m), Hungria, de 19 a 27 de agosto, e para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 (21,50 m).

“Estou bem fisicamente. Totalmente recuperado de uma lesão no ombro. Vou tranquilo para Cuiabá e vamos ver o que acontece daqui para frente”, disse o arremessador, que venceu 10 vezes a sua prova no Troféu Brasil e fez sua preparação no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP).

O desempenho de Darlan em Cuiabá será decisivo para os próximos passos na temporada. “Estou treinando bem, mas ainda não decidimos se vamos para a Europa ou não”, comentou Darlan que é orientado pelo especialista cubano Justo Navarro.

Além da medalha de ouro no Campeonato Mundial Indoor de Belgrado, o atleta tem no currículo o ouro no Pan-Americano de Lima-2019, nos Jogos Mundiais Militares de Wuhan-2019 e na Copa Continental de Ostrava-2018. Tem a prata na final da Liga Diamante de 2019, em Bruxelas.

Por todos os títulos, Darlan faz parte da elite mundial do arremesso de peso. Ele respeita e é respeitado por atletas como o recordista mundial Ryan Crouser e por atletas de renome como Joe Kovacs e Tom Walsh.

No Troféu Brasil, um de seus adversários será Welington Silva Morais (Pinheiros-SP), que lidera o Ranking Nacional de 2023, com a marca de 20,57 m, obtida no dia 30 de abril, em São Paulo

OUTRAS ESTRELAS EM CAMPO - Nas provas de lançamentos são esperadas também outras boas apresentações. No dardo, por exemplo, o recordista brasileiro Pedro Henrique Nunes Rodrigues (Endurance-AM), tentará melhorar a sua marca de 83,89 m. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Estou treinando muito forte para chegar bem a Cuiabá e obter bons resultados”, disse Pedro Henrique, que tem em Luiz Maurício Dias da Silva (Equipe Medex-RJ) grande adversário.

Luiz Maurício tem como melhor marca 82,21 m, obtida no dia 30 de abril deste ano, em São Paulo. “Vou chegar bem a Cuiabá, pensando no Sul-Americano e na soma de pontos para o Ranking da WA, visando o sonho de disputar o Mundial de Budapeste, afirmou Luiz. “Vou buscar um bom resultado. Estou gostando demais deste ano. Feliz.”

No martelo, a expectativa é um duelo entre Alencar Chagas Pereira (ARPA Rio Preto-SP) e Allan da Silva Wolski (Pinheiros-SP). “O objetivo é lançar acima dos 71 m ou 72 m, o que me ajudaria na corrida para o Mundial. Minha preparação nos Estados Unidos está muito boa”, afirmou Alencar, terceiro colocado do Troféu Brasil de 2022 e líder do Ranking Brasileiro de 2023. “Estou há um ano sem competir no Brasil. Gosto muito dessa competição. Espero conseguir um bom resultado também no Campeonato Sul-Americano.”

Já Allan Wolski, que tem como recorde pessoal 75,22 m, obtido em 2017, está confiante para defender o seu título de campeão. “Estou treinando bastante e ninguém treina para ser o segundo. Mas este ano está diferente. O atleta a ser batido pela brilhante temporada será o Alencar, líder do Ranking, com 72,85 m”, afirmou Allan. “Podem apostar que ele não terá uma tarefa simples na prova. Minha briga será comigo mesmo. Em transferir alguns pontos importantes realizados nos treinos para a competição.”

Na categoria feminina, Ana Caroline Miguel (Praia Clube/Exército/Futel) deverá ser um dos destaques. Ela lidera o Ranking Brasileiro do martelo (64,60 m) e do peso (17,62 m). No martelo, o confronto deverá ser com Mariana Grasielly (UCA-SC), atual campeã, que é segunda colocada no ranking, com 64,13 m.

Jucilene Sales de Lima (IEMA-SP) lidera o ranking do dardo (61,57 m), enquanto Izabela Rodrigues da Silva (IEMA-SP) é a primeira no disco com 62,68 m. Izabela foi finalista da prova nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021.

Mais informações como participantes, programa horário e regulamento podem ser acessados AQUI

O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


Fonte: MT Esporte

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem