"Mobilização serve para sensibilizar a Ministra do Esporte Ana Moser para que busque uma solução para o impasse"
Desde de que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou o fim do futsal nos Jogos da Juventude a classe dos profissionais que atuam junto a modalidade, atletas, amantes do futsal iniciaram uma luta na busca de um diálogo que possa amenizar esse prejuízo sofrido pela modalidade. Eles buscam junto aos principais segmentos esportivos e autoridades políticas apoio para que essa decisão seja revista e a modalidade permaneça na competição, que é referência em todo País e uma vitrine para os jovens de 15 a 17 anos que sonham em se tornarem jogadores de alto nível. O cancelamento da mesma abre uma lacuna na vida desses jovens, justamente no momento mais importante da formação esportiva: a lapidação da jóia.
Além disso, o fim da modalidade irá causar um desemprego em massa para os técnicos e professores de educação física que atuam junto a modalidade.
A luta ganhou a adesão de algumas entidades e autoridades políticas matogrossense.
O deputado estadual Beto 2 a 1 já se colocou a disposição e cobra do COB a revisão dessa decisão que irá acabar com o sonho de milhares de crianças. Segundo o deputado, a retirada do futsal de forma equivocada pelo COB trará um enorme prejuízo para o esporte nacional.
Além dele, o ex-deputado estadual e hoje secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) do estado de Mato Grosso, Professor Alan Kardec, se manifestou positivamente na luta para a permanência da modalidade nos Jogos da Juventude.
A Federação Matogrossense de Futsal também está na luta. A entidade já abasteceu a Confederação Brasileira de Futsal com informações sobre a pratica da modalidade no estado que irão auxiliar a entidade no diálogo junto ao Ministério do Esporte.
Deputado Estadual por Mato Grosso, Beto Dois a Um cobra retorno do futsal aos Jogos Escolares da Juventude
O Conselho Regional de Educação (CREF17) que tem dentre as suas finalidades o de defender os direitos dos Profissionais de Educação Física já entrou na luta. Segundo o presidente da entidade, professor Edson Luiz Manfrin. o tema já foi pedido as Câmaras de Esporte e de Educação Fisica Escolar do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) para que faça uma solicitação ao COB de não exclusão do Futsal dos Jogos da Juventude. Professor Edson Manfrin, debaterá o tema na plenária do CONFEF e na reunião da Câmara dos Presidentes dos CREFs, prevista para acontecer no próximo dia 3 e 4 de março.
O deputado federal Fábio Garcia também entrou na luta e deve nos próximos dias propor a criação de uma comissão parlamentar visando lutar pela causa. Garcia irá buscar apoio junto aos Senadores Romário e Leila do Vôlei, parlamentares que se destacaram nacionalmente junto ao esporte. O objetivo, propor um diálogo positivo junto ao Ministério do Esporte e o COB.
Deputado Federal Fábio Garcia irá solicitar a formação de uma Comissão Parlamentar para debater o tema
Na decisão tomada pelo COB (Comitê Olimpico Brasileiro), divulgada através da sua página social no dia 3 de fevereiro, a entidade deixa claro que estará priorizando as modalidade que fazem parte dos Jogos Olímpicos, e com isso, o futsal não estará mais fazendo parte da competição. A entidade desconsiderou que a modalidade é uma das mais praticadas no Brasil e contribui para o desenvolvimento de jovens atletas pelo país.
Ela deixa claro também que com a saída do futsal foi possível a inclusão de mais quatro modalidades esportivas, que não são praticadas nas escolas, sendo elas: águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo.
Essas modalidades se juntarão a outras 15 modalidades nos Jogos da Juventude que acontecerá no período de 01 a 16 de setembro em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A competição envolverá mais de 6.000 pessoas entre Comitê Organizador, dirigentes, árbitros, treinadores, médicos, jornalistas, voluntários e, claro, os próprios atletas.
Mesmo tendo extinto o futsal, COB ainda usa imagem da modalidade em sua pagina oficial
Fonte: Mt Esporte