Na Cara do Gol MT

Cresce número de tenistas em competições no Mato Grosso, constata federação

 


O número de tenistas no Estado tem crescido consideravelmente. Foi registrado aumento de 310,7% nas inscrições de tenistas no Circuito Mato-grossense de Tênis em 2021, em comparação com 2015. No mesmo período, o número de mulheres em competições teve um salto expressivo de 973,8% na quantidade de inscrições, segundo levantamento da Federação Mato-grossense de Tênis.

A pesquisa aponta que no ano de 2015 foram 672 inscrições de tenistas em 10 torneios, com uma quantidade de inscrições que variaram entre 34 e 99 participantes por campeonato. Nesse ano, foram 2760 registros em 13 competições, com o mínimo de 72 e máximo de 351 inscrições.

A expansão do esporte pelo estado fomentou na presença de mulheres no competitivo do tênis, com um crescimento de 61 em 2015 para 655 inscrições nesse ano, como conta o presidente da federação, Rivaldo Barbosa. “Em 2015, chegamos a ter torneios sem feminino por falta de quórum para formar uma chave. Tínhamos torneios precários, mas demos uma virada naquele ano. Foram vários os motivos do crescimento do tênis. Por exemplo: remodelagem do formato do circuito, torneios mais organizados e personalizados, melhor comunicação interna e externa, maior facilidade de inscrições, entre outros. Um enorme trabalho em equipe”.

Analisando o crescimento geral do número de inscrições (2760 registros) durante o ano, o feminino foi responsável por 23,73% do total, mostrando uma boa superioridade em relação a 2015, quando era de 9,08%. “Nós tínhamos apenas duas categorias femininas e agora temos quatro. Elas começaram a praticar tênis pela atividade física, depois foram se apaixonando pelo esporte e passaram a participar das competições. Agora competir é um motivador para continuarem a praticar e a se aperfeiçoar como atletas.”, disse a vice-presidente administrativa e de finanças da FMTT, Maria do Carmo Mendes.

Mesmo com o cancelamento de cinco etapas este ano, em decorrência da pandemia, o calendário do Circuito Mato-grossense ainda assim registrou números superiores aos anos que antecederam.  Para o próximo ano, é prevista expansão nas categorias envolvendo crianças, adolescentes e jovens, e para isso, foi criado um Departamento de Infanto-Juvenil e Tennis Kids.

Redação Só Notícias (foto: Junior Martins/assessoria)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem