Na Cara do Gol MT

Com 164 medalhas, Time Brasil é campeão dos Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021

 

O novo ciclo olímpico não poderia ter começado melhor para o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Em sua primeira Missão pós-Tóquio 2020, o Time Brasil sagrou-se campeão dos Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021, com 164 medalhas: 59 ouros, 49 pratas e 56 bronzes. Além disso, conquistou 77 vagas de forma antecipada para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023.

“Fechamos um ciclo olímpico com os melhores resultados da nossa história, apesar de termos encarado um cenário de muitas dificuldades, e iniciamos o novo da melhor forma possível. Conseguimos apresentar a qualidade dos nossos atletas e do nosso trabalho, encerrando 2021 com chave de ouro”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

+ CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO: mesatenista Giulia Takahashi é porta-bandeira do Brasil

“Chegamos ao final dos Jogos Pan-americanos Júnior com um saldo extremamente positivo. Todos os objetivos traçados foram atingidos. Conquistamos 77 vagas para o Pan de Santiago 2023, pudemos observar e identificar jovens talentos que se destacaram e, para finalizar, não poderia faltar o mais importante: vencemos a competição”, celebrou Marco La Porta, Chefe de Missão em Cali.

Mesmo com uma delegação menos numerosa que Colômbia e México, o Time Brasil mostrou um aproveitamento impressionante. Das 38 modalidades em que estava inscrito, conquistou ao menos uma medalha em 35. E garantiu vagas para Santiago 2023 em 14: atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Os maiores medalhistas da competição também foram brasileiros. Com apenas 17 anos, a nadadora Stephanie Balduccini conquistou 7 medalhas de ouro, seguida pelos companheiros de esporte: Breno Correia e Ana Carolina Vieira, ambos com 5 ouros e 1 prata. 

“O Pan Júnior tem como propósito para o COB trabalhar com jovens em formação. Ainda que alguns tenham experiência olímpica, ainda estão em formação. Proporcionamos a eles uma experiência esportiva de alto nível, enfrentando atletas do continente em disputas equilibradas. Esse é um degrau dentro do processo de desenvolvimento dos novos valores do esporte olímpico brasileiro”, explicou o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.

Por fim, em relação à saúde da delegação, os protocolos se mostraram eficientes. O COB voltou a contar com uma infectologista em sua equipe, a doutora Beatriz Perondi, e proibiu a circulação dos integrantes da Missão por locais públicos. Com testagens regulares no Brasil e na Colômbia, somente um caso positivo de Covid-19 foi registrado entre os 529 integrantes do Time Brasil, sendo nenhum atleta.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem