Na Cara do Gol MT

Morre aos 89 anos Aécio de Borba, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futsal

 


Aécio de Borba Vasconcelos, fundador e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), morreu na manhã desta quarta-feira (24). Aos 89 anos, Aécio de Borba foi vítima de parada cardíaca. Internado com problemas renais, teve quadro agravado e não resistiu. A instituição decretou luto oficial de três dias por conta da perda.

O cearense, além de referência no futsal brasileiro, foi advogado, jornalista, professor, empresário, industrial, agropecuarista, dirigente esportivo além de político (Deputado Estadual, Federal e Vice-Prefeito de Fortaleza). Esteve à frente da CBFS da fundação (1979) até 2014.

Aécio de Borba também comandou o time nacional de futsal na conquista do primeiro título internacional: o campeonato sul-americano de 1969. Na época, o gestor trouxe a sede da entidade para Fortaleza, além de ter sido dirigente do América FC.

Em homenagem, a Prefeitura de Fortaleza construiu um ginásio de mesmo nome. A inauguração ocorreu em 17 de outubro de 1982, e o equipamento foi destinado para o futsal. Localizado ao lado do estádio Presidente Vargas, no Benfica, em Fortaleza, o Aécio de Borba viveu momentos de glória principalmente nas décadas de 1980 e 1990, quando o time mandante era destaque absoluto no futsal nacional.

O Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, manifestou pesar com a notícia nas redes sociais e prestou apoio aos familiares e amigos de Aécio de Borba.

 Nota da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS)

"É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do Ex-Presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), o Dr. Aécio de Borba Vasconcelos, na data de hoje (24/03/2021).

Nascido em Fortaleza, Ceará, no 6 de abril de 1931, o Ex-Presidente Aécio ficou à frente da instituição desde a sua fundação em 1979 até 2014. Aécio foi advogado, jornalista, professor, empresário, industrial, agropecuarista, dirigente esportivo além de político (Deputado Estadual, Federal e Vice-Prefeito de Fortaleza). Seu falecimento se deu devido a causas naturais, o Presidente da CBFS, Marcos Madeira decreta Luto Oficial de 03 (três) dias, e em nome da instituição estende as mais sinceras condolências à família e amigos do Ex-Presidente."

 

Fonte: GE

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem