Na Cara do Gol MT

Corrida de rua é uma alternativa para fazer esportes e aumentar de qualidade de vida




Nas festividades de reveillon, mas comum que os fogos de artificio são as promessas para o ano que se inicia. Entre vários motivos estão: trabalhar mais ou menos e adquirir uma vida mais saudável. Praticar um esporte pode ser uma alternativa para a segunda e talvez para a primeira opção.

Uma promessa de feita na virada de 2017/2018 foi que motivou a advogada Larissa Ramos a começar a correr nas ruas de Imperatriz do Maranhão. A jovem tem alguns problemas de saúde, uma consequência da adolescência com muito refrigerante e batata frita. Ela começou a correr atendendo a convite de amigos e hoje já motiva outras pessoas a fazerem o mesmo.
“Comecei a correr só para fazer um teste, hoje em dia, colocar o tênis e percorrer as ruas da minha cidade se tornou parte da minha vida”, destaca. Ela corre três vezes por semana e faz reforço muscular na academia em dias alternados.
A atleta reforça a importância do acompanhamento profissional para evitar lesões. “Tenho acompanhamento de um fisioterapeuta e um profissional de educação física. Bem orientada eu sei respeitar os limites do meu corpo e como ter progresso na minha vida de atleta”, completa.
Em Imperatriz, os grupos de corrida vêm se organizando utilizando a internet. Os atletas marcam os locais e horários de encontros por meio de grupos e perfis nas redes sociais.
Com a intenção de organizar corridas coletivas, o grupo “Bora Correr” criou um perfil com o objetivo de motivar mais pessoas a aderirem ao esporte. Criado há pouco mais de cinco meses, a página posta fotos dos adeptos e mensagens motivacionais. Os atletas do grupo se reúnem as terças, quintas e domingos em praças do centro da cidade e fazem circuitos de 2 e 5 quilômetros.
Milena Mesquita, uma das fundadoras do grupo, diz que é muito satisfatório receber mensagens de seguidores dizendo ter mudado de vida com a corrida. Para ela, o esporte faz bem para o corpo e para a mente. “Correr é uma terapia onde liberamos endorfina e descarregamos todos os estresses do dia a dia”, comenta.
Seja ele veterano ou amador, o atleta deve visitar o médico e o fisioterapeuta.  A fisioterapeuta, Alessandra Franca orienta que todo atleta deve fazer fortalecimento e relaxamento muscular. “Não adiantar ter uma alimentação equilibrada e treinar frequentemente, se não houver o fortalecimento muscular. Mais cedo ou mais tarde vai ocorrer lesão”.
A profissional fala isso, porque muitos atletas esquecem de cuidar da saúde, pensando que só a atividade física vai resolver tudo. “Para algumas pessoas não é indicado exercícios de grande intensidade, cada caso é um caso, por isso, é necessário que todo mundo que deseja iniciar em um esporte procure antes fazer um check up na saúde corporal”, destaca.



torcedores

Postagem Anterior Próxima Postagem