Depois de seis anos, a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer
(Sael/MT) voltará a realizar o Campeonato Mato-grossense de Seleções Municipais
de Futebol Amador – Governador Dante de Oliveira. O grande campeão da
competição, entre os mais de 120 municípios esperados, será conhecido após 442
jogos, realizados nas 10 regiões esportivas do Estado.
A realização do evento,
atendendo a um anseio da comunidade esportiva, foi assegurada pelo secretário
de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Aurélio Marrafon, e pelo
secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira.
“Este evento era
realizado desde 2006 e acabou paralisado após a edição de 2011. Uma das nossas
primeiras medidas foi buscar formas de assegurar o atendimento a o pedido que
nos foi feito, por muitas pessoas que atuam no esporte, de trazermos de volta a
competição de futebol que está entre as mais importantes do Estado, que
inclusive revela muitos jogadores”, destacou Oliveira.
Para esta edição, a
competição que ficou conhecida como Amadorzão homenageará o ex-governador Dante
Martins de Oliveira, que morreu em 2006 e, além de comandar o Estado foi
prefeito de Cuiabá e autor da emenda constitucional das eleições diretas.
Pela fórmula de
disputa, as 10 regiões esportivas serão divididas em microrregiões, com três ou
quatro equipes, conforme a inscrição. Os vencedores desta fase, dentro das
regiões esportivas, jogam entre si em partidas de ida e volta até que se
conheça o campeão regional.
As 10 melhores
equipes, por sua vez, participarão das etapas que antecedem a grande final,
quando será conhecido o campeão deste ano.
A formação das
seleções municipais representa um passo importante rumo à profissionalização
dos clubes. Um exemplo disso é o Poconé Esporte Clube, criado para a disputa do
Campeonato Mato-grossense de Seleções Municipais e que já figurou, nos últimos
anos, entre as equipes da primeira divisão profissional do Estado.
Fonte Cidade nos esportes
