Na Cara do Gol MT

Grêmio privilegia reforço físico para ter grupo inteiro na final da Copa do Brasil

Poupados na derrota para o Sport Ramisro, Maicon e Adilson voltam a treinar


Poupados na derrota para o Sport, Ramiro, Edílson voltaram a treinar
Comissão técnica quer deixar elenco 100% em período de 10 dias sem jogos e irá dosar jogadores nos dois próximos duelos pelo Brasileirão antes da decisão com Galo.

Após a derrota para o Sport, um jogo "difícil de manter o foco", o Grêmio agora vai aproveitar a parada no Campeonato Brasileiro para recuperar fisicamente o elenco do desgaste dos últimos jogos. Com as finais da Copa do Brasil no horizonte, a comissão técnica do clube gaúcho planeja "ajeitar a casa" após o 3 a 0 de segunda-feira e manter todos os jogadores sem problemas até os duelos com o Atlético-MG. E conta com uma equipe multidisciplinar para cumprir a meta.

Renato Portaluppi é o cabeça, claro. A ele chegam todas as informações. Mas as análises do grupo passam por diversos setores antes do treinador. Fisiologia, preparação física, fisioterapia e departamento médico conversarão diariamente com os atletas e irão manter uma rotina de exames para saber suas reais condições após cada treino e jogo. Serão duas partidas, contra São Paulo, este provavelmente com titulares, e América-MG, até a primeira final da Copa do Brasil, dia 23, em Belo Horizonte.

– Temos a semana cheia. Vamos trabalhar para aperfeiçoar. O Renato tem tempo para pôr a casa em ordem. A ansiedade a gente controla, o jogo é só no dia 23, tem muito tempo. Não adianta pensar só nele – avalia o zagueiro Pedro Geromel. 

Os  próximos dias serão de manutenção física para o elenco. O time só entra em campo 10 dias após o jogo com o Sport. Atualmente, apenas o goleiro reserva Bruno Grassi se recupera de lesão. O restante do grupo está à disposição de Renato e, a princípio, livre para atuar, seja no Brasileirão ou na Copa do Brasil. 

– Vamos aproveitar esse período de pausa de jogos para fazer alguns reforços pontuais nos atletas que estão necessitando, uma manutenção dos trabalhos de força e potência. Não é um período de ganho, é um período de manutenção do lastro criado até então. Em paralelo aos treinamentos, os trabalhos preventivos juntamente com o departamento de fisioterapia – comentou o preparador físico Rogério Dias ao GloboEsporte.com e RBS TV. 

Além do exame de sangue para medir a creatina quinase (CK) – uma enzima presente no músculo que está intimamente ligada à alta intensidade de exercício em curta duração –, o Grêmio faz um questionário individual para os jogadores após as partidas, mede o nível de hidratação e, claro, recebe avaliações dos médicos do clube. Só aí os atletas são liberados para ir ao campo. Em caso negativo, ficam com a fisioterapia ou fazem atividades de musculação. 

Nos primeiros dias de trabalho, a exigência será maior, conforme Dias. A programação gremista prevê treinos nesta quarta, quinta e sexta-feira. Depois, folga no fim de semana. A reapresentação será na segunda, no CT Luiz Carvalho, três dias antes do jogo contra o São Paulo, no Morumbi. 

– Nesta parada, aproveitamos para fazer trabalhos com um pouquinho mais de volume e intensidade. Mais perto das decisões, aí fica com a parte de campo. Partes técnica e tática vão predominar até lá – completa Rogerinho. 

Para o jogo com os paulistas, Renato só não conta com Kannemann, suspenso pelo terceiro cartão amarelo – Fred e Wallace Reis aparecem como alternativas. Mas o foco é chegar no dia 23 com o tanque cheio e força máxima para a decisão. 

Fonte: Expresso MT 


Postagem Anterior Próxima Postagem