O time da Escola Estadual André Antônio Maggi é um dos destaques dos Jogos Escolares em Colíder, que começam neste domingo (15)
Um dos destaques dos Jogos Escolares em Colíder, que começam neste domingo (15), é a equipe de handebol da Escola Estadual André Antônio Maggi. O time treina junto há três e promete fazer uma grande campanha durante a competição que garante vaga para a fase estadual dos jogos.
Mas o segredo da equipe – que é de Colíder – não é apenas a habilidade e o entrosamento em quadra. Há toda uma filosofia por trás, que mescla alto rendimento com a socialização dos estudantes que vem da periferia.
Os jogadores da equipe fazem parte do projeto “Socializando com o Handebol”, que é desenvolvido há dois anos pela escola André Antônio Maggi. O projeto tem como grande incentivador o diretor da unidade, Marcio Sobrinho, que é professor de Educação Física.
Ele deu totais condições para o professor Alessandro Cardoso desenvolver os treinos com meninos carentes da periferia de Colíder. Ele enfatiza que a socialização dos adolescentes vem em primeiro lugar e que o alto rendimento fica em segundo plano.
E o trabalho social tem dado certo, pois o professor destaca que o comportamento dos meninos inseridos no projeto melhorou dentro de sala de aula. “Hoje eles frequentam mais as aulas, o rendimento na aprendizagem também melhorou e os meninos passaram a respeitar mais o professor”, elenca.
Em quadra, o desempenho da escola André Maggi também melhorou nas competições. Nos últimos dois anos o equipe participou de torneios importantes ficando em segundo lugar na Copa do Vale dos Teles Pires. Esse ano, a escola faturou o título de campeã municipal e entra para os Jogos Escolares da Juventude em Colíder como uma das favoritas da competição na categoria B (de 12 a 14 anos).
O professor Cardoso destaca que os craques do time são os armadores Felipe Nascimento e David Caetano. Os meninos servem de referência para os colegas de equipes, que são mais novos. “Por serem mais velhos, eles assumiram a postura de líderes da equipe. Então tanto o Felipe quanto o David trabalham muito bem o jogo em equipe, que é a nossa principal filosofia dentro de quadra”, explica Cardoso.
Jogos Escolares em Colíder
Colíder sedia a sexta etapa regional da competição que começa neste domingo (15), com a solenidade de abertura do evento, que será as 20h30, no Ginásio de Esportes Centro Comunitário Cultural Esportivo “Fraternal”, que fica no centro da cidade.
No mesmo dia, as 15h, haverá o Congresso Técnico com a participação dos representantes de todas as equipes. Na oportunidade, a organização vai abordar as principais mudanças no regulamento da competição e também fará o sorteio do chaveamento para definir os confrontos entre as equipes.
Em Colíder também haverá vivências e curso de modalidade paralímpica, durante a programação dos jogos. A vivência será feita com os estudantes que irão participar da competição. Eles vão experimentar uma modalidade paralímpica para ter a noção de como é ser uma pessoa com deficiência.
Já o curso paralímpico será oferecido aos professores de Educação Física da região. A capacitação será na modalidade de goalball (para deficientes visuais) e tem como objetivo fazer com que os profissionais saibam trabalhar o esporte com estudantes que tenham algum tipo de deficiência. O curso será ministrado por um profissional designado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Os Jogos Escolares da Juventude (etapa regional) é uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esportes e Lazer (Seduc), em parceria com as cidades sedes do evento e a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU). As modalidades disputadas nos jogos são: handebol, futsal, basquete e vôlei.
Confira os municípios participantes dos jogos em Colíder: Novo Mundo, Nova Canaã do Norte, Paranaíta, Carlinda, Alto Floresta, Nova Monte Verde, Guarantã do Norte, Nova Santa Helena, Matupá, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Colíder, Terra Nova do Norte, Itaúba, Nova Bandeirantes e Apiacás.
|
Fonte: MARCIO CAMILO - Seduc-MT |
Tags
Eventos