Na Cara do Gol MT

Conheça a jogadora de basquete que usa o esporte como ferramenta de transformação social

 


Layana de Souza, nascida e criada na Rocinha, é criadora do projeto social “Mudando o Placar”, selecionado pelo programa IOC Young Leaders 2021-2024, do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Nascida e criada na Rocinha, uma das maiores favelas do Brasil, Layana de Souza encontrou no esporte não apenas uma paixão, mas uma oportunidade de transformar vidas. Aos 12 anos de idade, conheceu o basquete ao ingressar em um projeto social em sua comunidade e não parou mais. Foi ali que vislumbrou o poder do esporte como catalisador de mudanças.Hoje, anos mais tarde, após estudar nos Estados Unidos com bolsa do programa Líderes Estudar e se desenvolver profissionalmente, Layana criou seu próprio projeto social na Rocinha. É o “Mudando o Placar”, que tem como objetivo impactar positivamente a vida de jovens por meio do basquete.



Treino de basquete do projeto “Mudando o Placar”/Imagem de divulgação

Para Layana, a principal forma de expressar sua gratidão ao esporte é retribuir à comunidade que a viu crescer. “O esporte me deu tanto. Ele me moldou, ofereceu-me oportunidades de crescimento pessoal e profissional, permitiu-me conhecer novas culturas. O ‘Mudando o Placar’ é minha forma de devolver e multiplicar essa chance, oferecendo às crianças e adolescentes da Rocinha as mesmas oportunidades que tive”, conta a atleta.

O “Mudando o Placar” é um projeto social selecionado pelo programa IOC Young Leaders 2021-2024, do Comitê Olímpico Internacional (COI), juntamente com 24 outras iniciativas ao redor do mundo que promovem mudanças positivas em suas comunidades. Desde 2021, a principal marca do projeto é apresentar o basquete não apenas como desporto, mas também como uma oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para a vida, como liderança, trabalho em equipe e comunicação. Atualmente, são mais de 100 crianças e adolescentes, entre os 6 aos 17 anos, atendidos pelo projeto, sendo 85% deles estudantes de escolas públicas.

Equipe de basquete do projeto/Imagem de divulgação

Basquete da Rocinha para o mundo

Quando Layana começou sua trajetória no basquete, acreditava que precisava enriquecer para retribuir o apoio que recebeu ao longo de sua trajetória profissional. Hoje, entende que o conhecimento pode ser a chave de tudo. “Eu não fiquei rica com o basquete, mas receber oportunidades internacionais de estudo por meio do esporte foi o que me deu bagagem profissional e ampliou meus horizontes para que encontrasse meios de realizar esse sonho que é o Mudando o Placar”, conta Layana.

Inspirada por seu técnico, Layana iniciou sua jornada acadêmica nos Estados Unidos em Northwest College, no estado do Wyoming, onde obteve um associate degree em 2012. Em seguida, ingressou no Lees-McRae College, na Carolina do Norte, onde conquistou o bacharelado em administração esportiva, em 2014. Determinada a aprimorar ainda mais seus conhecimentos, Layana concluiu, em 2019, o mestrado em Gestão de Indústrias Esportivas, na renomada Universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, desta vez bolsa do programa Líderes Estudar, da Fundação Estudar. 

Jovens de todo o Brasil que também sonham em estudar fora e seguir uma trajetória inspiradora e de sucesso como a de Layana de Souza, mas não sabem como custear as despesas, podem se inscrever no Programa de Bolsas Líderes Estudar, até 7 de abril.

Fonte: MT Esporte





Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem