Guia do Mato-grossense: Saiba detalhes sobre o campeonato 2022 e os times participantes - Na Cara do Gol MT

Últimas Notícias

domingo, 23 de janeiro de 2022

Guia do Mato-grossense: Saiba detalhes sobre o campeonato 2022 e os times participantes

 


Jogos do Estadual serão transmitidos pela plataforma Eleven Sports, que comprou os direitos de transmissão via streaming;


A edição 2022 do Campeonato Mato-grossense inicia neste fim de semana, com jogos da primeira rodada distribuídos entre sábado (22) e domingo (23).

Estão na corrida pelo título: Cuiabá (atual campeão), Operário Várzea-grandense (atual vice-campeão), Ação (terceiro colocado), Sorriso, Nova Mutum, Luverdense, Dom Bosco, União e os estreantes na primeira divisão, Academia e Sport Sinop.

Regulamento

A fórmula de disputa será diferente nesta edição. Na primeira fase, a competição será realizada no formato de pontos corridos, em turno único. Os seis primeiros colocados avançam para o mata-mata. As duas últimas equipes na tabela serão rebaixadas.

Na etapa eliminatória, o 1º e o 2º colocados na primeira fase avançam diretamente para a semifinal, esperando os classificados dos duelos das quartas de final entre o 3º x 6º e o 4º x 5º, em jogos de ida e volta.

O Campeão garante vaga na Copa do Brasil, Copa Verde e Brasileirão Série D de 2023. Caso o time que conquiste o título tenha essas vagas garantidas pelo Ranking Nacional de Clubes ou outros critérios, o lugar será destinado ao vice-campeão, que também tem vaga assegurada na Copa do Brasil

Veja os times participantes do Mato-grossense 2022:

Academia

Clube jovem de Rondonópolis, o Academia disputa a elite estadual pela primeira vez em sua história, após conquistar o acesso e o vice-campeonato da segunda divisão mato-grossense em 2021.

Sob o comando do técnico Edilson Júnior, o time manteve a base do elenco que conquistou o acesso e se reforçou com atletas das categorias de base e contratações pontuais para compor o plantel. Ao todo, 28 atletas estão à disposição da comissão técnica e, segundo o coordenador da equipe, Douglas Brito, há prioridade em fechar com um atacante que jogue pelos lados do campo.

O ‘Capitão América’ manda seus jogos no estádio Luthero Lopes.

Ação

Ação aposta em um plantel que tem como base atletas com experiência no futebol mato-grossense, exemplos do volante Jean Neves, os atacantes Paulinho Mingau e Rincon, e o lateral-direito Índio. Para o miolo de zaga, chegaram os zagueiros Guilherme Arruda e Victor Matheus, ambos ex-Dom Bosco.

O clube também buscou contratações de atletas que atuavam em outras regiões.

A equipe será liderada pelo treinador Yuri Calixto, que assumiu recentemente o comando técnico do time após a saída de Renato Pereira, por problemas de saúde.

Cuiabá

O Dourado contratou Eduardo Oliveira, treinador que estava no comando da categoria Sub-20 do Fluminense e chega para assumir o time profissional do Auriverde no Estadual.

Em movimentação no mercado nacional e sul-americano, o Cuiabá anunciou dez contratações, com reforços para a defesa, meio-campo e ataque.

Passaram a integrar oficialmente o elenco auriverde os seguintes atletas: os meias Rodriguinho, Kelvin Osorio, e Valdívia, os volantes Marcão e Cristhian Rivas, os atacantes Alesson, Marquinhos e André Luis, o lateral-esquerdo Igor Cariús e o zagueiro Juan Ojeda.

Além dos anunciados, o meia-atacante Everton Cardoso fechou com o clube e deve ser apresentado em breve.

O Dourado renovou com peças que integraram o elenco na Série A em 2021. São eles, os goleiros Walter e João Carlos, os zagueiros Marllon e Paulão, o lateral-esquerdo Uendel, o lateral-direito João Lucas, o volante Camilo e os atacantes Felipe Marques e Elton.

Dom Bosco

Sob o comando técnico de Eduardo Henrique, o elenco do Dom Bosco conta com manutenções de peças que disputaram a Copa FMF no segundo semestre da temporada passada – chegando na final da competição – e reforços com rodagem pelo futebol do Estado.

Entre os atletas que defenderam o Azulão na Copa FMF, permaneceram o goleiro Herilan, os laterais Gustavo e Lázaro, o zagueiro Rinaldo, os volantes Gharib e Juliano, e os atacantes Max, Luan e Nathan.

Para reforçar o plantel, a diretoria do Azulão fechou com os zagueiros Boré, ex-Operário Várzea-grandense, Mixto e Sinop, e Samuel Teram, campeão estadual pelo Cuiabá em 2014.

Luverdense

Luverdense fechou com o técnico Marcio Nunes para a temporada de 2022. Ex-jogador do time alviverde, Marcio ressalta o foco em recolocar o LEC em destaque no cenário regional e nacional.

O clube anunciou 20 reforços para a disputa do Mato-grossense. Os recém-contratados somam passagens por times do interior de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Goiânia, além de equipes do Chipre e Portugal.

O Verdão do Norte manda seus jogos no estádio Passo das Emas.

Nova Mutum

Nova Mutum contratou o técnico Fabiano Borba para assumir o comando da equipe, após a saída de William de Mattia.

Com foco em fazer uma boa campanha no Mato-grossense para brigar pelo título e por competições nacionais na próxima temporada, a diretoria do Azulão renovou com o goleiro ídolo da torcida, Gabriel Oliveira, e estendeu vínculo contratual com o atacante Romário.

Além das permanências, o clube fechou a contratação do volante Paulinho e do zagueiro Baiano Santana.

O Azulão da Massa manda seus jogos no estádio Valdir Doilho Wons.

Operário Várzea-grandense

A equipe será comandada pelo técnico João Marcos Farias. O treinador esteve à frente do time Sub-20 do Confiança em 2021 e trabalhou como auxiliar do clube no Brasileirão Série B.

O elenco do Operário conta com peças que defenderam times da região, como, por exemplo, o goleiro Rafael Bretas (ex-Cuiabá), o lateral-direito Léo Campos (ex-Nova Mutum), o meia-atacante Cris Magno (ex-Nova Mutum), os atacantes Felipinho e Nino Guerreiro (ex-Cuiabá), e os volantes Vinicius Leonel e Odair Júnior (Ex-União e o próprio Operário).

Em 2021, o Tricolor vai disputar o Campeonato Mato-grossense, Copa do Brasil e Brasileirão Série D.

O Chicote da Fronteira manda seus jogos no estádio Dito Souza.

Sorriso

A diretoria do Sorriso manteve o técnico Arilson Costa à frente da equipe para a temporada 2022.

O elenco montado pelo Lobo tem reforços com rodagem no futebol do Estado e a permanência de peças que se destacaram na Copa FMF, competição em que o time caiu na fase semifinal, após um empate no placar agregado e a eliminação nos pênaltis.

A equipe manda seus jogos no estádio Egídio Preima, palco onde foi realizada a pré-temporada.

Sport Sinop

Assim como o Academia, o Sport Sinop vai fazer sua estreia na primeira divisão do Campeonato Mato-grossense. A Fera do Norte levantou a taça da divisão de acesso na temporada passada e conquistou o inédito acesso à elite.

Ao todo, 25 atletas vão compor o elenco da equipe mais jovem do Estadual, entre renovados (8) e contratados (17).

Quem vai comandar o plantel é o técnico efetivado Charles Araújo, de 33 anos, que foi auxiliar do time campeã da Série B no ano passado.

A Fera do Norte manda seus jogos no estádio Gigante do Norte.

União

Com o Campeonato Mato-grossense e a Copa do Brasil para disputar em 2022, a diretoria do Colorado aposta na permanência de peças fundamentais na temporada passada e reforços experientes no cenário nacional e estadual.

Jogadores de destaque no título da Copa FMF e na campanha pelo Brasileirão Série D renovaram vínculo com o clube: os goleiros Elias e Neneca, o volante Ruan Bahia, o meia Peixinho, os zagueiros Lucão, William Barão e Odair Junior, o lateral Vinicius e os atacantes Michel e Gian.

Para reforçar o plantel, o Vermelhinho acertou com os zagueiros Alan Abdala e Wellington Reis, o meia Alex Maranhão e o atacante Dudu Alagoano, além do retorno do atacante Deivisson Pikachu.

A equipe será comandada pelo técnico Odil Soares, que renovou com o clube após a conquista da Copa FMF de forma invicta.

Fonte: Olhar Esportivo

Nenhum comentário: