No atletismo Mato Grosso conquistou a primeira medalha de ouro com o sorrisense Gabriel Machado Martins Dutra, aluno da Escola Municipal Jardim Bela Vista, na prova de salto em altura, com 1.62 atingindo seu melhor tempo pessoal.

“Nossa escola tem alunos destaques em diferentes modalidades esportivas. No atletismo, o aluno Gabriel nos representou nos JEBs com o êxito de primeiro lugar, o que nos deixa muito orgulhosos. Na natação também temos alunos se destacando na modalidade. A Escola Jardim Bela Vista sempre esteve presente nas competições incentivando os alunos à prática esportiva e fazendo um trabalho de ponta favorecendo que se destaquem no esporte”, diz o diretor Gilberto Simisen.

O outro destaque do atletismo foi a atleta da Escola Estadual Mário Spinelli, Mariana Gabriela de Almeida Cardoso, que garantiu medalha de ouro no salto em distância. Mariana também conquistou o 2º lugar no revezamento 5x80 e 3º no salto em altura. O aluno da Escola Municipal Caravágio, Augusto F. Kilian ficou em 9º lugar no lançamento de dardo. Quatro atletas de Sorriso disputaram provas de atletismo no JEBs.

Nas modalidades coletivas, a equipe de futsal masculina do Centro de Educação Básica São José conquistou o 8º lugar da Chave Ouro. No handebol feminino a equipe da Escola Estadual 13 de Maio ficou com a 5ª colocação.

Os atletas da natação conseguiram melhorar seus índices pessoais durante a competição. Fizeram parte da delegação os atletas Yuri da Silva Almeida, Pedro Henrique de Jesus Ferreira, Kahe Victor Marques da Silva e Enzo Gabriel Sfredo, da Escola Estadual PM Tiradentes, e Anna Karolina Marques Ferreira, da Escola Nova Dinâmica. Dos 16 nadadores da delegação mato-grossense, cinco eram de Sorriso.

“Em um tempo de pandemia, onde o maior obstáculo era treinar e manter atividades físicas de contato, podermos estar em uma competição de nível nacional com mais de 6 mil estudantes atletas e mostrar o trabalho dos profissionais de Educação Física do Município e do Estado com qualidade técnica e tática para obter resultados classificatórios que nos coloca entre os melhores do Brasil é uma grata satisfação. Temos que reconhecer e enaltecer o mérito das conquistas, tanto de medalhas como dos de participação, não obstante o apoio dos pais,  professores e diretores das escolas e gestores públicos”, diz o Coordenador Geral da Semel, Renato Ferreira.

Ao todo, 39 pessoas integram a equipe sorrisense, entre alunos atletas, técnicos e equipe de apoio. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) ofereceu apoio logístico para que as equipes pudessem participar da competição.

“Realizamos os jogos municipais e demos todo o apoio logístico e administrativo para a participação das equipes das escolas do Município nas fases estadual e nacional dos Jogos Escolares. Estamos felizes com o retorno das nossas atividades esportivas e com a participação de nossos atletas no JEBs. Trouxeram nas malas muitos resultados positivos que elevaram o nome do esporte escolar de Sorriso entre as principais cidades dos estados brasileiros. Parabéns a todos que contribuíram para que essas conquistas fossem possíveis”, frisa o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.  

A equipe sorrisense esteve sob o comando dos técnicos Carlos Pedreiro e auxiliar técnico, Vinicius Mostaço, da equipe de futsal da Escola São José; a professora e técnica da escola Nova Dinâmica, Jessica Dalpozzo; o técnico voluntário da E.E PM Tiradentes da modalidade de natação, Mateus Rech; Jordane Santos e Cristiano Fripp técnico e auxiliar técnico voluntário da equipe de handebol feminina da Escola Treze de Maio; e Milka Juliana, técnica voluntária de atletismo da Escola Estadual Mário Spinelli.

A equipe mato-grossense terminou a competição em terceiro lugar geral, considerando o resultado de todas as modalidades.  

Os Jogos Escolares Brasileiros foram promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com suporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.