Na Cara do Gol MT

Ex-deputado diz que esporte de Mato Grosso está em luto com a morte de Sabino Albertão

 

O ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer e ex-deputado estadual Baiano Filho (DEM), manifestou pesar pelo falecimento nesta madrugada, em Sinop, do ex-secretário estadual professor Sabino Albertão Filho, 77 anos. Sabino foi responsável pela criação da secretaria durante o mandato do ex-governador Dante Martins de Oliveira, onde comandou a pasta no período de 1995 a 2002. Baiano assumiu a missão de suceder Sabino à frente da secretaria durante os dois mandatos do ex-governador Blairo Maggi (2003/10).

“Hoje o esporte de Mato Grosso perde um dos seus principais ícones. Uma das maiores e melhores cabeças pensantes do esporte no estado. Comprometido, integro e de conduta absolutamente humana. Tive a honra de conhecer o professor Sabino muito antes de me tornar secretário de esportes, e o mantive como referência em boa parte das decisões que tomamos a frente da pasta, a partir de 2003. Um professor da vida! Segue em paz professor, e obrigado por tudo”, finalizou Baiano Filho.

Sabino residia há mais de 18 anos em Sinop, onde estava internado desde o início de junho, para tratamento de uma infecção renal. Nas últimas horas, o quadro se agravou e ele não resistiu. Formado em Educação Física, e casado com a professora Cinira Melhorança Albertão e chegaram a Cuiabá em 1973. Atuou por mais de 35 anos como professor da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (IFMT) e na Faculdade de Educação Física (FEF/UFMT), onde com muito talento e maestria trabalhou de maneira árdua pelo fortalecimento do esporte mato-grossense, dentro e fora do Estado.

Entre os principais legados de Sabino, a criação dos Jogos Abertos Mato-grossenses (JAMs), em 1973, mobilizando a formação de seleções adultas por todo o estado, e o entrosamento por meio esporte. Na década de 80, teve papel fundamental na formação da equipe de Futsal do Uirapuru, sendo um de seus principais entusiastas. Na década de 90, também idealizou os Jogos Estudantis Mato-grossenses (JEMs) e tantas outras conquistas que possibilitaram a participação recorde de milhares de alunos da rede pública de ensino de Mato Grosso, em competições nacionais por todo o Brasil.

Sabino será velado no Memorial Luz e Vida, a partir das 12h e o sepultamento deve ocorrer às 16:30h.

Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem