Na Cara do Gol MT

Fechado há 6 anos, Dutrinha segue sem data de entrega e sobrecarrega a Arena

 


Interditado desde 2015 por falta de segurança, o Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, continua sem data para ser entregue pela Prefeitura de Cuiabá. A previsão era para a primeira quinzena de maio, mas o prefeito Emanuel Pinheiro ainda não determinou o dia certo para reinaugurar o histórico palco esportivo de Mato Grosso. Atualmente, o estádio passa por reforma com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

Diante dos altos custos da Arena Pantanal, os times da Capital e também do interior aguardam o Dutrinha como opção para mandarem suas partidas. O local é um patrimônio esportivo de Mato Grosso que foi inaugurado em 1952.

A demora pela entrega do estádio Dutrinha tem gerado revolta a quem ainda deseja rever o espaço com os portões abertos. Além disso, a falta de opções de estádios na região metropolitana de Cuiabá é outro fator que preocupa, pois hoje, somente a Arena Pantanal está apta para receber grandes jogos, o que acaba sobrecarregando o palco esportivo e gerando até prejuízos. Já o Dito Souza, em Várzea Grande, tem ajudado na demanda dos times mato-grossenses.

Um exemplo dessa sobrecarga no estádio construído para a Copa do Mundo de 2014 ocorre agora neste fim de semana, quando Cuiabá e Operário-VG disputaram a primeira partida da grande final do Campeonato Mato-grossense 2021, sendo os dois jogos na Arena Pantanal.

Em conversa com o https://www.rdnews.com.br/images/logo-thumb.png, o Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Alberto Machado, o Beto 2 a 1, falou que a Arena Pantanal tem recebido em média pelo menos 30 jogos por mês, o que contribui prejudicando o gramado. 

“A Arena Pantanal recebeu neste ano mais de 30 jogos, quando normalmente, uma Arena de Série A recebe 40 a 50 jogos no ano, e nós só agora no mês de maio já recebemos 30 devido só ter a Arena Pantanal funcionando em Cuiabá para receber esses jogos, então tivemos que dar um capricho a mais para a estreia do Dourado na elite”, pontuou Beto 2 a 1.

Atualmente, o gramado do estádio passa por melhorias, quando recebeu um rebaixamento e aplicação de um produto a fim de estabilizar a grama. O tratamento é visando os jogos do Cuiabá na Série A do Brasileirão.

Reforma do Dutrinha



 

As obras no estádio começaram em fevereiro de 2019 e foram divididas em três etapas: a primeira compreendeu a readequação de todo o espaço, atendendo a medidas de segurança e acessibilidade. Na segunda etapa, a Secretaria de Serviços Urbanos iniciou a retirada do gramado para a implantação do sistema novo de drenagem e irrigação, que vai diminuir os custos de manutenção e consumo de água.

Com a reforma dos vestiários, a obra entrou em sua terceira etapa de execução. O espaço privado aos jogadores recebeu grama sintética, com espaço para concentração e aquecimento e banheiros com chuveiros. Nesta fase, o muro também foi reconstruído e o outro lado do campo também recebeu atenção. A segunda arquibancada ganhou sustentação nova, assim como a bilheteria C e os banheiros e a lanchonete ao lado também foram reformados.

Também estão sendo confeccionadas três estátuas em homenagem a três atletas do futebol local: José da Silva Oliveira (Bife) que jogou no Operário, Fernando Ferreira Leite (Fulepa) do Mixto Esporte Clube e Albino Gonçalves dos Santos (Avião) do Clube Esportivo Dom Bosco.

Conforme a prefeitura da Capital, somando-se todas as etapas da reforma ao processo de aquisição de bens permanentes e mobiliários, o orçamento total da obra foi de cerca de R$ 2 milhões, quando todo o investimento foi realizado exclusivamente pelo Município via Fonte 100.

Novela

Diante de vários atrasos, o prefeito Emanuel Pinheiro havia dito em dezembro do ano passado que o Eurico Gaspar Dutra seria entregue na semana do aniversário de Cuiabá, a qual no último dia 8 de abril completou 302 anos de fundação. Até então, a indefinição de uma data para a entrega do estádio segue aberta e torcedores pedem agilidade na reforma do tradicional palco esportivo de Mato Grosso.

O então secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, havia destacado que a reforma era uma das prioridades da prefeitura e que a pretensão era de termina-la no começo de 2020, o que não aconteceu. Procurada pela reportagem do https://www.rdnews.com.br/images/logo-thumb.png, a prefeitura da Capital informou que, em breve, o prefeito irá se pronunciar sobre a data de entrega do estádio, quando a ideia é entregar o palco esportivo até o fim de maio.

 

Fonte: RD News


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem