Na Cara do Gol MT

Duplas do remo do Brasil param na semifinal e não disputam vagas para Jogos Olímpicos

 


Na disputa pelas últimas vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Brasil entrou na água com três barcos: Dois Sem Masculino, Double Skiff Peso Leve Masculino e Feminino. Nossos atletas, infelizmente, não obtiveram colocação para competir nas provas finais e encerraram neste domingo, 16/05, a particopação na Regata Final de Qualificação Olímpica, em Lucerna, na Suíça.

A dupla Gabriel Campos e Willian Giaretton, atletas do Corinthians (SP), representou o Brasil no Dois Sem Masculino (M2-). Nas Eliminatórias, os brasileiros fizeram uma boa prova, mas nas remadas finais os barcos da Polônia e China ultrapassaram a dupla, que encerrou em 4º lugar e foi para a Repescagem. A diferença para o segundo colocado foi de apenas 0.52s.

Seguindo com a mais uma prova disputada metro a metro, Gabriel e Wiliam ficaram com a 3ª posição na Repescagem e se classificaram para a Semifinal A/B. A dupla se manteve empatada com o barco da Hungria durante toda a prova, cruzando os 1500m com 0.01s de diferença. Na linha de chegada, o barco húngaro ficou 0.41s a frente, levando a 2ª posição.

Na Semifinal A/B, os brasileiros ficaram com a 6ª posição da Bateria 1, mas apenas os três primeiros colocados se classificavam para as Finais. Por ser um evento qualificatório, foram disputadas apenas Finais A, e nossa dupla não seguiu na competição.

O técnico da dupla, Fernando Campos Mello, comentou: “Infelizmente não conseguimos o resultado que viemos buscar. Nesse nível, para conquistar um bom resultado, não existe margem para erros, então temos que estar preparados para agarrar essa chance única. Tenho muito orgulho [dos atletas] por estarem aqui com tudo que passaram.”

Na equipe feminina, Isabelle Falck e Vanessa Cozzi, do Flamengo (RJ) estavam na disputa pela vaga do Double Skiff Peso Leve Feminino (LW2x). As atletas iniciaram na competição com a 4ª colocação na bateria Eliminatória e seguiram para a Repescagem, classificando-se para a Semifinal A/B com a 3ª posição. Na Semifinal, ficaram com a 6ª posição, mas apenas os três primeiros barcos se classificavam paras as Finais e a dupla não seguiu adiante.

No Double Skiff Peso Leve Masculino (LM2x), o Brasil foi representado por Emanuel Borges e Evaldo Becker, atletas do Flamengo (RJ). A dupla iniciou com a 5ª posição na Eliminatória e seguiu para a Repescagem, onde conquistaram o 1ª lugar. Os brasileiros mantiveram-se na liderança até a linha de chegada, com vantagem de 0.37s em relação ao barco russo, segundo colocado. Classificados para a Semifinal A/B, Emanuel e Evaldo ficaram com a 6ª posição da prova e não seguiram para a Final.

A regata aconteceu entre os dias 15 e 16/05 na raia do Lago Rotsee. As provas previstas para o dia 17/05 foram adiantadas devido a previsão de tempo instável em Lucerna. Os remadores brasileiros partiram para a Suíça ainda no dia 31 de abril, aproveitando o tempo até o evento para treinamento e aclimatação. O período foi também de isolamento social, já que os participantes da regata precisaram seguir um rígido protocolo para competir. Nossos atletas passaram por diversos testes antes e durante a estadia na raia de Lucerna.

 


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem