Na Cara do Gol MT

Secel faz adesão a termo de participação em Jogos Escolares Brasileiros

 


Etapa nacional com estudantes de 12 a 14 anos será realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Atletas de 15 a 17 anos disputam competição nacional promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Preparando-se para o retorno das atividades esportivas escolares assim que a pandemia ter fim, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) fez adesão ao termo de participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2021. O documento foi assinado no mês de março e prevê a participação de Mato Grosso na fase nacional da competição escolar que envolverá alunos-atletas de 12 a 14 anos de todo o país. 

Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania, o evento nacional contará com a participação de todos os estados brasileiros que, assim como Mato Grosso, aderiram à competição.  O termo de cooperação técnica garantindo a participação dos estudantes no evento foi assinado pelos governos de cada estado nas últimas semanas. 

Os Jogos Escolares Brasileiros têm a previsão de receber milhares de estudantes no Rio de Janeiro (RJ), capital que em 2016 sediou os Jogos Olímpicos.  A competição nacional é seletiva para os Jogos Escolares Sul-americanos, previstos para serem realizados no fim do ano, na capital federal. 

Para definir as escolas que representarão Mato Grosso, a secretaria adjunta de Esportes e Lazer da Secel organizará as etapas regionais e estadual que servirão de seletivas aos JEBs. Antes disso, cada município deve executar a fase municipal dos jogos escolares.

Participam da competição escolar alunos de escolas públicas ou particulares que disputam nos esportes coletivos de basquete, futsal, handebol e vôlei e nos esportes das modalidades individuais, como natação, judô e atletismo. 

A partir deste ano, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizará somente a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, cuja faixa etária dos estudantes participantes é de 15 a 17 anos. Outra novidade é que os estados terão a autonomia para definirem suas seleções nas modalidades coletivas. Isto é, a seleção estadual poderá ser composta por atletas representantes de mais de uma instituição de ensino. A maior competição esportiva de base do país será realizada em Aracaju (SE), em novembro. 

Por: Da Redação com Secel

 

 


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem