(uol)
A seleção brasileira masculina de basquete foi impedida de entrar na Colômbia, onde jogaria a rodada final das eliminatórias para a Copa América de 2022, que agora se chama AmeriCup. De acordo com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a federação colombiana a informou que os atletas provenientes do Brasil estão proibidos de ingressar na Colômbia.
Ainda de acordo com as informações dadas pela federação colombiana à entidade brasileira, a proibição foi do Ministério da Saúde colombiano, levando em conta a pandemia do coronavírus e a variante brasileira do vírus. O Brasil enfrentaria Panamá e Paraguai nos dias 21 e 22 de fevereiro.
Sempre segundo a CBB, a confederação soube na segunda-feira da proibição e entrou em contato com a Federação Internacional de Basquete (Fiba), que é responsável pela competição, solicitando que ela intercedesse solicitando uma exceção, o que não foi feito. "Considerando a situação da pandemia atual e a emergência de uma variante no Brasil com um comportamento clínico e epidemiológico diferente, e para salvaguardar o direito à saúde, não poderão ingressar no país", explicou a Fiba.
O Brasil já está classificado para a Americup e usaria as partidas para testar e dar rodagem para jogadores que o técnico Aleksandar Petrovic gostaria de observar. O treinador croata já estava em deslocamento para a Colômbia quando aconteceu a comunicação à CBB e conseguiu entrar em Cali normalmente. Agora ele vai voltar para casa.