Na manhã do último domingo (25), vários ciclistas participaram de um importante evento alusivo ao Outubro Rosa, um mês que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.
Eles promoveram um passeio ciclístico pelas principais avenidas do município de Alta Floresta e chamaram bastante a atenção, até porque, estavam usando conjunto vendidos pela organização, a MH Promoção de Eventos Esportivos, com intuito de ajudar a REFECCS (Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop). Um kit atleta, composto por 1 camisa e uma meia padronizada. Toda valor arrecadado com a venda dos kits será repassado a entidade.
Durante o lançamento da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, a Refeccs traz a frase “O câncer não tem vez quando você se cuida. Previna-se”, que alerta a população da necessidade dos exames preventivos anualmente.
Segundo a oncologista, Silvia Santerine, “Esse ano em especial as pessoas estão mais preocupadas com a pandemia do corona vírus e deixaram de procurar auxílio médico, mesmo tento sintomas importantes. Quando se trata de câncer, o diagnóstico precoce junto ao tratamento no tempo correto, são essenciais e aumentam as chances de cura”.
Lembrando que não é apenas o câncer de mama e próstata que mata, outros canceres como colo de útero, intestino, tireoide, pulmão, fígado e pâncreas, também estão entre os mais agressivos. Por isso cuide-se, previna-se. Uma campanha pela vida!
Ciclistas levaram o apoio ao Outubro Rosa pelas principais vias do município de Alta Floresta
Prevenção pode salvar vidas
O Pedal do Amor apoia o Outubro Rosa e reforça a importância de que você esteja sempre atenta à sua saúde.
Faça uma vez por mês o autoexame, que auxilia na detecção de alguma anomalia nos seios. Além disso, mantenha sempre contato com o seu médico, especialmente se já houve outros casos de câncer na família.
Curiosidades do Outubro Rosa
A campanha nasceu nos Estados Unidos, em 1990, com uma corrida de rua em Nova York. Um laço rosa foi distribuído aos participantes, tornando-se símbolo do movimento. Anos depois, cidades da região começaram a promover atividades visando a prevenção e o diagnostico da doença.
Muitas empresas, de lá para cá, passaram a compartilhar da preocupação com a saúde de suas colaboradoras. Entidades aderiram ao movimento, que atingiu diversas camadas e segmentos, tornando-se uma campanha mundial.