Em nota divulgada à imprensa, a Fifa confirmou nesta
segunda-feira o banimento de Marco Polo Del Nero de todas as atividades
relacionadas a futebol para sempre, tanto em âmbito nacional quanto
internacional. O brasileiro já havia recebido a sentença do Comitê de Ética da
entidade, que foi confirmada em segunda instância pelo Comitê Apelativo do
órgão, depois do recurso exigido pela defesa.
Del Nero foi enquadrado em cinco artigos do código ético da
Fifa: propina e corrupção (artigo 21), oferecer e aceitar presentes e outros
benefícios (artigo 20), conflito de interesses (artigo 19), lealdade (artigo
15) e regras gerais de conduta (artigo 13).
Além de não poder participar de nenhuma atividade esportiva
ou administrativa que tangencie o futebol, o ex-presidente da CBF foi multado
em um milhão de francos suíços (R$ 4 milhões). A investigação identificou que
Del Nero recebeu propinas em troca de favorecimentos a veículos midiáticos em
contratos relacionados aos direitos de transmissão e de marketing de diversos
torneios, incluindo a Copa América, a Copa Libertadores e a Copa do Brasil.
Aos 78 anos, Del Nero foi presidente da Federação Paulista
de Futebol no período de 2003 a 2015. Depois do fim do mandato, tornou-se
presidente da CBF, assumindo o lugar que era antes ocupado por José Maria
Marin, que hoje está preso nos Estados Unidos, cumprindo sentença de quatro
anos por conta de crimes cometidos enquanto dirigia a entidade.
