Saiba como promover sua empresa ou produto sem gastar um
real
Quantos vezes você empresário já se deparou como essa
situação: “O senhor poderia patrocinar um projeto cultural? ”, “O senhor
poderia comprar uma rifa para apoiar um atleta? ” E “Poderia investir num
projeto social? ”. Acredito que muitas vezes.
Hoje o poder público realmente tem deixado muitas
instituições de lado e os impactos das ações governamentais tem diminuído a
cada dia, então, o que será que as instituições sem fins lucrativos (culturais
e esportivas) vão fazer? Buscar apoio da iniciativa privada, é claro!
Porém, os empresários ficam assustados com tantos pedidos de
ajuda, parece que a cada dia existem mais entidades a pedir apoio. Mas o que
pouca gente sabe, inclusive empresários, é que podem doar e potencializar sua
marca de forma gratuita, ou melhor, o dinheiro que iria para o Governo
(impostos) pode ser redirecionado a uma instituição, assim, ela divulgará sua
marca em retribuição.
A Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, mais conhecida como
“ECA” – Estatuto da Criança e do adolescente, nos seus artigos 260 a 260-L,
descreve sobre doações de imposto de renda, as doações que podem ser feitas
através do abatimento no imposto de renda, ela pode ser de 1% para pessoa
jurídica e 6% para pessoa física.
Essas doações são feitas por meio do Fundo Municipal da Criança
e do Adolescente, ou seja, essa doação não pode ser direta, geralmente os
fundos municipais tem projetos que são aprovados durante o ano e esses recursos
são distribuídos para esses projetos, ou o doador pode direcionar o dinheiro
para um projeto específico.
Após a doação ser concretizada, o empresário poderá
conversar com a instituição beneficiada para saber como ela dará retorno ao
investimento, que poderá ser na divulgação da marca ou produto empresarial,
seja por banners, camisetas, redes sociais, imprensa e ou por outros tipos de
comunicação.
A ideia é simples, do empresário destinar parte do dinheiro
que gastaria para pagar impostos com a promoção da sua marca. No entanto,
existe um processo, é claro, que, no final, instituição e empresa ganham
juntas.
Se você ainda não faz isso, procure o seu contator e se
informe sobre sua margem de investimento, veja no Fundo Municipal da Criança e
do Adolescente os projetos disponíveis e tenha uma maior ampliação da sua marca
e sem custo.
Cleiton Santana, empresário e gestor esportivo.
Fonte: Gigantes Online
Tags
Geral