Na Cara do Gol MT

Estádio Luthero Lopes na mira do Ministério Público.

Tendas improvisadas nas cabines de imprensa- Foto: Assessoria


O Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes, que já foi o estádio numero 1 do Estado de Mato-grosso, hoje se encontra no descaso total e volta a ser noticiário negativo em todo o estado.

Após fortes chuvas em 2005 e 2010, que danificaram toda a estrutura, que cobre as cabines de imprense e o setor de cadeiras do estádio, pouco foi feito no decorrer do tempo. A cobertura paliativa nas cabines da imprensa que a atual gestão municipal realizou, novamente veio abaixo no final do ano de 2017.

No inicio deste ano de 2018, o executivo municipal, improvisou tendas nas cabines da imprensa já em ruínas, mas não segurou as chuvas, molhando e prejudicando a imprensa que trabalha no local, causando prejuízo aos profissionais e correndo risco de vida, pois muitos já levaram choque no local improvisado.

+ Tendas improvisadas nas cabines da imprensa no Estádio Luthero Lopes não segura chuva e profissionais tem equipamentos danificados

Por diversas vezes o estádio Luthero Lopes, já foi alvo de criticas, torcedores que não tem abrigo das chuvas e sol, equipes de TVs noticiando os problemas, chegando a ponto da Associação Mato-grossense de Cronistas Esportivos (AMACE) divulgar nota de repudio sobre as mas condições do local e até o momento não foram tomadas as devidas providências.



Alvo do Ministério Público em 2016

As condições estruturais usadas em dias de eventos no estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis, já foi alvo de denuncia do Ministério Público Estadual (MPE) e entraram na mira do órgão desde o ano de 2016. O MPE ajuizou ação civil pública pedindo a Secretaria de Esporte e lazer do Município, órgão responsável pela administração do estádio, reformasse as instalações da praça esportiva. A recomendação feita naquele ano, após vistoria estipulou multa de R$ 5 mil por dia em caso de atraso no cumprimento do pedido. Mas houve o pedido de um prazo por parte do executivo municipal e foi  realizado um ‘Termo de Ajustamento de Conduta’ (TAC), para que fossem realizadas as reformas necessárias. Durante este prazo houve a mudança de comando na prefeitura Municipal.

A denúncia das precárias condições do estádio motivou a inspeção do local, que balizou a instauração de inquérito pelo MPE. De acordo com a vistoria a pedido do MPE, que enviaram ao local engenheiros, foram constatado e catalogado diversos problemas no Luthero Lopes. Apresentava condições precárias de higiene nos banheiros, tampouco estrutura adequada para o acesso e abrigo de ambulâncias em caso de necessidade e danos estruturais até nas arquibancadas. Os peritos verificaram também a ausência de um ambiente apropriado para a realização dos primeiros socorros e local adequado para as Policias trabalharem, entre outras situações, inclusa na ação.


Secretário de Esporte intimado pelo MPE 2018

Jailton Nogueira, Secretário de Esporte- Foto: Ilcimar Aranhas

Procurado pela nossa reportagem, o secretário de esporte Jailton Nogueira, nos informou que na última semana, ele foi intimado pelo MPE através da promotora Joana Nunes, para prestar alguns esclarecimentos e reponde-la diversas indagações sobre a atual situação do estádio Luthero Lopes, já que existe um TAC firmado entre o executivo e MPE desde o ano de 2016.


Segundo Jailton, a reunião com o MPE foi muito produtiva e possivelmente poderá ser feita um novo TAC.

Cabines de Imprensa

O secretário ainda afirmou que as cabines de imprensa do estádio luthero Lopes, já tem o projeto pronto, a reforma terá um custo de aproximadamente de R$250mil e já foram repassados todos os documentos para que o prefeito faça a liberação da verba para dar inicio imediato nas reformas das cabines.

Cabines do Luthero Lopes a espera da reforma- Foto: Ilcimar Aranhas/ Cidade Nos Esportes


Sinfra Municipal

Procurada pelo nossa reportagem, a Secretária de Infraestrutura do Município (SINFRA) Nívea Calzolari, ela nos informou que no momento não poderia responder pois se encontrava em reunião.

História

O Luthero no passado já configurou o estádio número 1 de Mato Grosso de acordo com o cadastro nacional de estádios de futebol divulgado pela CBF.

Com capacidade para 19.000 pessoas, estádio Luthero Lopes foi inaugurado no dia 22 de Março do ano 2.000.

O primeiro gol no estádio foi do jogador Ronaldinho Gaúcho na vitória do Grêmio por 4×0 sobre o União em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil de 2000. O estádio teve o seu recorde de público, na segunda partida da final do campeonato mato-grossense daquele de 2004. O União empatou em 0 a 0 com a equipe do Cuiabá com público de 18.850 pagante.

O estádio já recebeu grandes equipes do Futebol Brasileiro, como Goiás, Vasco, Santa Cruz, Guarani e Internacional.


Fonte: Cidade nos esportes






Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem