Na Cara do Gol MT

Equipe de Mato Grosso conquista 15 medalhas na etapa nacional



A delegação de Mato Grosso fez bonito na etapa nacional das Paralímpiadas Escolares, realizada em São Paulo (SP), e trouxe 15 medalhas para o Estado. No total, estiveram em disputa nos seis dias de competições 10 modalidades envolvendo atletas de todo o país, com idades entre 12 e 17 anos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
A delegação de Mato Grosso que viajou para o evento esportivo foi composta por 34 pessoas, incluindo os paratletas, técnicos e dirigentes, de cinco municípios. No total, o Time Mato Grosso participou de seis modalidades.
O atletismo foi a modalidade que mais trouxe medalhas para o Estado, seis no total, sendo três de ouro. A paratleta Amanda da Silva Lima, da Escola Estadual 29 de Junho, em Paranatinga, subiu por três vezes no lugar mais alto do pódio. Disputando as competições pela classe F45, na categoria A, ela foi a melhor nos 100 metros rasos, no arremesso de peso e no lançamento de pelota.
Outro paratleta que se destacou no atletismo foi o jovem Kauã Francisco da Silva Oliveira, também da Escola Estadual 29 de Junho. Concorrendo na classe F37, para paralisados cerebrais, ele obteve prata no salto em distância e no arremesso de peso, além de um bronze nos 100 metros rasos.
O tênis de mesa paralímpico de Mato Grosso também foi responsável por importantes conquistas, sendo três medalhas de prata e cinco de bronze. Sâmara Pinho da Silva, da APAE de Cuiabá, conseguiu três medalhas, sendo uma de prata em duplas e duas de bronze, uma por equipe e outra no individual. Ela disputou na Classe 11, para atletas andantes e com deficiência intelectual. Ainda pela Classe 11, Edwandro Rodrigues de Oliveira, também da APAE de Cuiabá, recebeu duas medalhas, de bronze, no individual e nas duplas.
Quem também conseguiu três medalhas no tênis de mesa das Paralímpiadas Escolares foi o jovem Marcos Vinícius Araújo de Amaral, da Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo, de Paranatinga. Pela Classe 6, que envolve paratletas andantes, ele obteve medalhas de prata por equipe e em duplas e ficou com o bronze no individual.
A 15ª medalha da delegação de Mato Grosso veio da bocha. O paratleta Claudiomar dos Santos de Souza, do Instituto Desportivo Educacional Social Presbiteriano, de Alta Floresta, ficou com o bronze na Categoria BC2, que engloba as pessoas com paralisia cerebral que possuem mais facilidade no arremesso do que os da Classe BC1. O time ainda teve representantes no tênis em cadeira de rodas, conseguindo o quarto lugar, no judô e no goalball.
A Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael/MT) apoiou a ida da delegação a São Paulo, disponibilizando as passagens aéreas para que todos os integrantes do grupo participassem do evento. Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, este tipo de iniciativa cumpre mais uma das missões da pasta. “Esta é a ponta da inclusão, que trabalhamos em diversas frentes no âmbito da secretaria. Ao Estado cabe fomentar a prática esportiva e isso acontece no apoio que a Sael/MT presta às escolas, clubes, federações, atletas e paratletas. Nossa delegação representou bem Mato Grosso e os resultados alcançados são motivo de imenso orgulho”.
Oliveira salienta que além do apoio à delegação, a Sael/MT realiza diversas ações voltadas ao paradesporto. Ele destaca, por exemplo, a cessão do Ginásio Aecim Tocantins para o basquete em cadeira de rodas, além da inclusão das modalidades paralímpicas no cotidiano dos estudantes da Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena da Educação. “Fizemos uma vivência em que estes estudantes puderam sentir na pele várias modalidades do programa paraolímpico, inclusive o goalball, que é voltado a pessoas com deficiência visual”.
A etapa nacional das Paralimpíadas Escolares foi organizada pelo Comitê Paralimpíco Brasileiro (CPB). Os seis dias de competições englobaram quase mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes de 25 Estados além do Distrito Federal.

Sael MT
Postagem Anterior Próxima Postagem