O primeiro estádio-escola de Mato Grosso vai se chamar
Escola Estadual Governador José Fragelli. A escola, que funcionará na Arena
Pantanal, vai homenagear o ex-governador que deu nome ao antigo Estádio Verdão,
demolido para a construção da arena da Copa da Fifa de 2014.
A homenagem foi idealizada pelo secretário adjunto de
Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc),
Leonardo de Oliveira, e foi corroborada pelo governador Pedro Taques e pelo
secretário Marco Marrafon. O nome foi definido em uma audiência pública
realizada na noite desta quinta-feira (23).
Uma equipe de técnicos da Seduc se reuniu com moradores do
bairro Jardim Primavera e região, para explicar o projeto Arena da Educação,
que será implantado na Arena Pantanal. Foi a primeira de uma série de reuniões
que serão feitas com a comunidade para explicar os detalhes da iniciativa
inovadora.
Nesse primeiro encontro, Leonardo de Oliveira, juntamente
com a equipe pedagógica e esportiva da Seduc, disse, em linhas gerais, como
funcionará a escola que será implantada em um dos setores da Arena Pantanal.
“Essa escola será de tempo integral. Em um dos turnos, os
alunos vão estudar as disciplinas básicas, como português, matemática e
história. Já no outro turno, haverá o treinamento esportivo. Nossa ideia é
formar estudantes-atletas de alto nível, com todo suporte técnico e
profissional”, destacou o gestor.
Leonardo também atentou para o fato de que o projeto Arena
Educação é uma ação inédita do Governo de Mato Grosso. “Além da estrutura da
Arena Pantanal, os estudantes terão à disposição os demais espaços do complexo,
que envolve o Ginásio Aecim Tocantins, o Palácio da Artes Marciais, a piscina
olímpica e a quadra de areia. Estudamos, também, a possibilidade de construir
uma pista de atletismo para o complexo”, acrescentou.
A Superintendente de Educação Básica da Seduc, Mirta Grisel
Garcia de Kehler, explicou que a parte pedagógica da escola já está toda
traçada. Para o início de seu funcionamento, nove turmas serão abertas, sendo
seis voltadas para o Ensino Fundamental e três para o Ensino Médio.
“Serão duas turmas do 7º Ano, duas do 8º, três do 9º e três
do 1º Ano do Ensino Médio. A nossa preocupação foi buscar adolescentes de 12 a
16 anos, para não expor crianças à prática esportiva antes do tempo. Dependendo
do andamento da escola, talvez ela precise ser ampliada, seja no número de
turmas ou na estrutura, mas isso só o tempo dirá. Inicialmente é assim que
vamos trabalhar”, explicou Mirta.
No plano pedagógico, fica estabelecido ainda que o Ensino
Médio terá uma carga horária de nove horas, enquanto o Fundamental será de oito
horas. “As práticas esportivas também terão turnos diferenciados. Ofertaremos
10 modalidades e, algumas delas, devem ser ofertadas para a comunidade. Estamos
correndo contra o tempo para que a escola esteja em funcionamento já no dia 13
de março, assim como as demais unidades do Estado”.
Prestígio - Para a presidente da associação de moradores do
Bairro Verdão, Sabina da Silva Marques, que mora há 40 anos na região, a ideia
apresentada é ótima e, além de dar uma nova cara à Arena Pantanal, contribuirá
para a educação e formação de crianças e adolescentes.
“Entendo que a educação de nossos jovens precisa ir além.
Nesse modelo apresentado, uma coisa chega para contribuir com a outra. Tenho
certeza de que vamos colher bons frutos dessa iniciativa. Esses jovens só têm a
ganhar com a junção da educação com esporte”, explicou.
Batizar a escola com o nome do ex-governador José Fragelli
foi uma surpresa para Sabina e para os demais membros da comunidade. “Achei
interessante. É um personagem que já faz parte da nossa história, não é nenhum
desconhecido para nossa comunidade. É alguém que, de fato, fez e ainda faz
parte da nossa rotina. Tenho certeza de que a comunidade sentirá abraçada”,
afirmou.
Fonte: Jornal o esportivo
