Na Cara do Gol MT

árbitro e instrutor da FMFS participa do Congresso nacional

Paraguassu e Marco Túlio

Pomeroy, Marco Túlio e Pedro Galan

A confederação brasileira de futsal CBFS realizou neste último final de semana 27,28 e 29 de Janeiro 2017 na cidade do Rio De Janeiro um congresso para os árbitros que são responsáveis pelos cursos e provas  das federações na qual o diretor nacional de arbitragem Paraguassu Fisc h de Figueiredo mostrou as alterações para 2017. A federação Mato Grossense foi representada pelo professor Marco Túlio Monteiro árbitro e instrutor da Fmfs, que  agora repassará  aos árbitros integrantes da federação. Para o árbitro Jerri Marcos isso é de suma importância para estarmos sempre por dentro das regras e suas mudanças. A federação através de sua diretoria e a comissão de arbitragem não medem esforços e sempre está colaborando com seus árbitros. Ano passado o congresso foi realizado na cidade de Foz do Iguaçu onde três árbitros participaram e para o ano que vem o mesmo acontecerá  na cidade de Bento Gonçalves do Rio Grande do Sul. Com cursos agendados pelo estado e capacitando novos árbitros para o quadro da federação conforme o resultados das provas. Sinop tem curso agendado para os dias 25 e 26 de fevereiro de 2017. A federação tem marcado para os dias três e quatro de Março uma reunião com todos os árbitros com testes físicos teóricos e lançamento do calendário de 201. O encontro será em Cuiabá.


Resumo do congresso



Foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de janeiro na cidade do Rio de Janeiro/RJ, o XVIII Congresso Nacional de Arbitragem de Futsal, organizado pela ANAFUTSAL (Associação Nacional de Árbitros de Futsal) em parceria com a AOFSRJ (Associação dos Oficiais de Futebol de Salão do Rio de Janeiro).
Durante as palestras foram trabalhados os seguintes temas:
* Psicologia do esporte – Tássia Ramos (Psicóloga)
* A bola gira... – Fernando Malafaia (Técnico da equipe ASSOEVA de Futsal)
* O árbitro de Futsal no Século XXI – Pedro Galán Nieto (Instrutor de Arbitragem da FIFA)
* Relação Imprensa X Arbitragem – Edilson Silva (Radialista)
* Mudanças e padronização das regras do futsal – Paraguassu Fich de Figueiredo (Diretor de árbitragem da CBFS)

Em todas as palestras foi possível compreender que a arbitragem é uma somatória de fatores, o árbitro tem que ter consciência de que é necessário fazer um bom trabalho Técnico, Físico e Psicológico.

O congresso foi marcado por um congressamento dos árbitros dos quatro cantos do país, e já ficou definido a sede do XIX Congresso, que será realizada na cidade de Bento Gonçalves localizada na serra gaucha. As inscrições estarão abertas em breve, o valor da inscrição será de R$ 550,00 podendo ser parcelado em até 7 vezes.


Marco Túlio Monteiro da Silva – Árbitro e Instrutor da FMFS.





Fonte: Redação
Postagem Anterior Próxima Postagem