EstĂ¡ chegando a Ăºltima aventura do ano. Hora de sentir aquela adrenalina da largada e o Ăªxtase da chegada. Venha encontrar os amigos, conhecer um lugar lindo e com toda estrutura para vocĂª se divertir na natureza. RondonĂ³polis Ă© linda e nos vamos te mostrar isso!
Inscreva-se e traga toda a famĂlia www.ultramacho.com.br
RondonĂ³polis receberĂ¡ a etapa final do Circuito Ultramacho de 2016. SerĂ£o sete provas para toda a famĂlia. Saiba mais sobre cada um dos desafios aqui. Esta Ă© a primeira vez que a cidade se transforma na capital da aventura. Conheça um pouco mais sobre o municĂpio.
A CIDADE
Segundo estudos realizados no sĂtio arqueolĂ³gico Ferraz Egreja, os primeiros sinais de vida em terras que hoje pertencem ao municĂpio de RondonĂ³polis datam de pelo menos cinco mil anos atrĂ¡s.
Desde o final do sĂ©culo XIX a ocupaĂ§Ă£o local Ă© marcada por um contingente de Ăndios Bororo, elo efetivo do destacamento militar em Ponte de Pedra (1875-1890), seguida pelas comitivas de aventureiros que se arriscavam pela regiĂ£o em busca de ouro e de pedras preciosas. Por Ăºltimo, chegaram as expedições da ComissĂ£o Construtora das Linhas TelegrĂ¡ficas (1907/1909) sob o comando do entĂ£o primeiro tenente CĂ¢ndido Rondon, que determinavam o traçado da linha telegrĂ¡fica para interligar o Estado do Mato Grosso e Amazonas ao resto do paĂs – fruto dessa investida, em 1922 Ă© inaugurado o posto telegrĂ¡fico Ă s margens do rio Poguba (rio Vermelho).
Todavia, na dĂ©cada de 20, o recĂ©m criado distrito começa a sofrer problemas ligados a enchentes, epidemias e desentendimento entre os moradores; no mesmo perĂodo JoĂ£o Arenas descobre os garimpos de diamantes na vizinha regiĂ£o de PoxorĂ©u (1924).
A partir de 1947 RondonĂ³polis volta a crescer, Ă medida que Ă© inserido no contexto capitalista de produĂ§Ă£o como fronteira agrĂcola mato-grossense, resultado da polĂtica do sistema de colĂ´nias implantado pelo governo do Estado. A emancipaĂ§Ă£o polĂtica acontece em 10 de dezembro de 1953.
Hoje, decorridos pouco mais de 50 anos de sua emancipaĂ§Ă£o polĂtica, RondonĂ³polis tem uma populaĂ§Ă£o aproximada de 180 mil habitantes. É uma cidade conhecida por suas terras fĂ©rteis e localizaĂ§Ă£o privilegiada, no entroncamento das Rodovias BR 163 e BR 364, que ligam as regiões Norte/ Sul do paĂs, sendo o portal da AmazĂ´nia e a entrada para o pantanal mato-grossense.
A posiĂ§Ă£o geogrĂ¡fica estratĂ©gica tem contribuĂdo para o crescimento econĂ´mico de RondonĂ³polis e oferece um leque de oportunidades aos investidores que buscam expandir e diversificar seus negĂ³cios:
- no agronegĂ³cio, a partir da cultura de soja, algodĂ£o e produtos primĂ¡rios em geral;
- na pecuĂ¡ria de corte e leiteira;
- no setor de unidades esmagadoras de soja;
- na produĂ§Ă£o de fertilizantes, pĂ³lo quĂmico, tĂªxtil e do couro;
- no comĂ©rcio de maquinĂ¡rios, utilitĂ¡rios, motocicletas e comĂ©rcio em geral;
- no setor de serviços;
- no transporte (RondonĂ³polis Ă© considerada o maior pĂ³lo graneleiro e a “Capital Nacional do Bitrem”).
Desde o final do sĂ©culo XIX a ocupaĂ§Ă£o local Ă© marcada por um contingente de Ăndios Bororo, elo efetivo do destacamento militar em Ponte de Pedra (1875-1890), seguida pelas comitivas de aventureiros que se arriscavam pela regiĂ£o em busca de ouro e de pedras preciosas. Por Ăºltimo, chegaram as expedições da ComissĂ£o Construtora das Linhas TelegrĂ¡ficas (1907/1909) sob o comando do entĂ£o primeiro tenente CĂ¢ndido Rondon, que determinavam o traçado da linha telegrĂ¡fica para interligar o Estado do Mato Grosso e Amazonas ao resto do paĂs – fruto dessa investida, em 1922 Ă© inaugurado o posto telegrĂ¡fico Ă s margens do rio Poguba (rio Vermelho).
Todavia, na dĂ©cada de 20, o recĂ©m criado distrito começa a sofrer problemas ligados a enchentes, epidemias e desentendimento entre os moradores; no mesmo perĂodo JoĂ£o Arenas descobre os garimpos de diamantes na vizinha regiĂ£o de PoxorĂ©u (1924).
A partir de 1947 RondonĂ³polis volta a crescer, Ă medida que Ă© inserido no contexto capitalista de produĂ§Ă£o como fronteira agrĂcola mato-grossense, resultado da polĂtica do sistema de colĂ´nias implantado pelo governo do Estado. A emancipaĂ§Ă£o polĂtica acontece em 10 de dezembro de 1953.
Hoje, decorridos pouco mais de 50 anos de sua emancipaĂ§Ă£o polĂtica, RondonĂ³polis tem uma populaĂ§Ă£o aproximada de 180 mil habitantes. É uma cidade conhecida por suas terras fĂ©rteis e localizaĂ§Ă£o privilegiada, no entroncamento das Rodovias BR 163 e BR 364, que ligam as regiões Norte/ Sul do paĂs, sendo o portal da AmazĂ´nia e a entrada para o pantanal mato-grossense.
A posiĂ§Ă£o geogrĂ¡fica estratĂ©gica tem contribuĂdo para o crescimento econĂ´mico de RondonĂ³polis e oferece um leque de oportunidades aos investidores que buscam expandir e diversificar seus negĂ³cios:
- no agronegĂ³cio, a partir da cultura de soja, algodĂ£o e produtos primĂ¡rios em geral;
- na pecuĂ¡ria de corte e leiteira;
- no setor de unidades esmagadoras de soja;
- na produĂ§Ă£o de fertilizantes, pĂ³lo quĂmico, tĂªxtil e do couro;
- no comĂ©rcio de maquinĂ¡rios, utilitĂ¡rios, motocicletas e comĂ©rcio em geral;
- no setor de serviços;
- no transporte (RondonĂ³polis Ă© considerada o maior pĂ³lo graneleiro e a “Capital Nacional do Bitrem”).
Enfim, RondonĂ³polis tem tudo para transformar-se em um dos principais entroncamentos rodo-ferroviĂ¡rios do paĂs e na metrĂ³pole do sĂ©culo XXI.
Fonte: site da prefeitura municipal de RondonĂ³polis
Fonte:
www.ultramacho.com.br
Tags
Geral


