Dia de final nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs 2016 e, no futsal masculino da primeira divisão, o vencedor foi a UNIP-SP, pelo placar de 7 a 3 contra a equipe da UNINASSAU-PE. Pelo resultado final, ficou parecendo que a equipe paulista venceu fácil a partida, pois logo aos 40 segundo da etapa inicial, o camisa 3, Leandro Rezala, mandou um torpedo para cima do gol da equipe pernambucana, sem chances para o goleiro, Gabriel Ferro. Após o gol, o técnico da UNIP-SP, José Azevedo, resolveu segurar a emoção dos atletas, mexeu no time e recuou um pouco a equipe.
Naquele momento, estava se desenhando uma goleada histórica, mas o time da UNINASSAU-PE mostrou garra e determinação, não se deixou abalar e veio para cima. Aos 10 minutos, Pernambuco conseguiu arrancar um empate, após uma grande jogada do camisa 7, Jefferson Silva, que deixou seu companheiro, o camisa 8, William Santos, na cara do gol, que aproveitou a oportunidade e marcou.
O técnico da UNINASSAU-PE, Vanildo Neto, colocou em prática a jogada do goleiro linha (o goleiro ou o jogador que está fazendo seu papel posiciona-se próximo ao meio da quadra e atua como um armador das jogadas, distribuindo-as, principalmente lateralmente, até que a defesa se canse ou ofereça espaços para a conclusão da jogada). A tática deu certo e, após um chute forte do goleiro da UNINASSAU-PE, o goleiro da UNIP-SP espalmou a bola em cima do camisa 10, Paulo Yamada, que marcou contra: “É difícil, foi o gol da virada, quem está ali corre este risco a todo momento. Eu não podia me abalar”, finalizou o atleta.
Aos 15 minutos, o camisa 8 da UNINASSAU-PE, William Santos, foi derrubado na entrada da área. A falta era muito perigosa, e o camisa 09, Dennys Amorim, ajeitou a bola com carinho e mandou no cantinho do goleiro Pedro Massaro, camisa 1 da UNIP-SP. A vantagem no placar era de 3 a 1 para a UNINASSAU-PE.
Faltando 2 minutos para o término do primeiro tempo, o camisa 14 da UNINASSAU-PE, Matheus Silva, desarmou a bola no meio da quadra e fez uma bela assistência para o camisa 15, Lucas Brito, que diminui o placar para a UNIP-SP com um belo gol.
Segundo Tempo
Na volta do intervalo, as duas equipes continuaram o jogo tenso, e era nítido que ambas queriam o título. A UNIP-SP trabalhava mais a bola e tinha um jogo mais cadenciado, já a UNINASSAU-SP era muito forte na parte defensiva.
O gol de empate da UNIP-SP demorou a acontecer, mas aos 10 minutos da etapa complementar, o camisa 10, Paulo Yamada, fez um passe espetacular e deixou o seu companheiro, camisa 11 Thiago Gomes, na cara do gol. Gomes fingiu o chute e bateu cobertura, enganando o goleiro Gabriel Ferro da UNINASSAU-SP. A partida estava empatada em 3 a 3.
Aos 12 minutos, o goleiro da UNINASSAU-PE, Gabriel Ferro, falhou e aceitou o chute do camisa 06 da UNIP-SP, Lucas Rozenski. O time paulista iniciou a caminhada para o título e o técnico José Azevedo recuou a equipe.
A UNINASSAU não conseguiu superar a virada no placar e, após três falhas seguidas no meio da quadra, o time levou três gols que, foram marcados por Wellington Adão, sendo um gol contra do goleiro Gabriel Ferro da UNINASSSAU-PE. Estes gols foram decisivos na partida e o título de campeão de futsal masculino foi para a UNIP-SP.
Após a partida, o técnico José Azevedo elogiou a UNINSSAU-PE. “a gente já sabia da dificuldade, o time de Pernambuco é muito forte, está sempre nas finais, o treinador esteve comigo no Mundial Universitário de Futsal, mas a UNIP veio muito bem preparada pra chegar neste momento e conquistar o titulo”, finalizou Azevedo.
O camisa 9 da UNIP-SP, Wellington Adão, foi destaque com 2 gols. O atleta de 22 anos, que é acadêmico de Educação Física, estava visivelmente emocionado. “Soubemos ter paciência no momento certo para furar a defesa deles, era uma defesa muito bem postada, foi um jogo bonito para quem veio assistir. A UNIP não ganhava um JUBs fazia seis anos, eu já tinha participado de outras edições, sempre fazíamos um bom campeonato, mas alguma coisa dava errada e, este ano, nosso planejamento foi bom”, comentou o jogador campeão da UNIP-SP.
O goleiro Gabriel Ferro, da UNINASSAU-PE, 25 anos, e estudante de educação física, estava muito abalado com a derrota: “Este é o meu último JUBs, não esperávamos tomar um gol no começo da partida, caímos em uma chave muito difícil. Ontem jogamos uma semifinal com prorrogação e estávamos fisicamente exaustos”, finalizou o goleiro da Uninassau-PE.
Aplicativo JUBs 2016
Acompanhe os resultados de todas as partidas que aconteceram no JUBs 2016. Baixe o aplicativo CBDU 2016, disponível nas plataformas IOS e Android.
Mais informações, fotos, tabelas, resultados e curiosidades sobre tudo o que acontece durante o JUBs Cuiabá podem ser encontrados no site da CBDU (www.cbdu.org.br) e nas redes sociais.
Jogos Universitários Brasileiros
O JUBs chega à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reúne em Cuiabá, entre os dias 2 e 13 de novembro, 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, são 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.
Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.
De 02 e 07 de novembro, o JUBs recebeu os atletas das modalidades individuais, que competiram entre 04 e 06 de novembro. De 07 a 13, foi a vez dos atletas das modalidades coletivas, que competriam entre 08 e 12.
O JUBs é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.
Fotos: FotoJump
O upload das fotos em alta resolução para disponibilização à imprensa está disponível no link:
A galeria será atualizada diariamente.
--
CBDU - Assessoria de Imprensa
Por: Marcello Sales - ÍconePress Assessoria de Imprensa
12/11/2016
Tags
Futsal
