Arbitral Mato-grossense 2017 (Foto: Robson Boamorte)
Dos 10 times que tem direito a disputar o estadual, dois não compareceram na sede da Federação Mato-grossense de Futebol.
A princĂpio, e se nĂŁo houver desistĂȘncia como acontece em quase todos os anos, o Campeonato Mato-Grossense 2017 serĂĄ com duas chaves de cinco times cada. ApĂłs muita discussĂŁo entre os times que compareceram ao arbitral, realizado na tarde desta terça-feira na sede da Federação Mato-grossense de Futebol, dois cenĂĄrios foram montados pelo oito times que estiverem presentes – Araguaia e Cacerense nĂŁo mandaram representantes. Dirigentes do Luverdense, CuiabĂĄ, Mixto, Dom Bosco, OperĂĄrio VG, OperĂĄrio FC, UniĂŁo e Sinop votaram e chegaram em um consenso (ao menos parcial) do prĂłximo estadual.
O primeiro cenĂĄrio consiste nos 10 clubes divididos em duas chaves, com os dois melhores de cada grupo avançando Ă semifinal e os dois Ășltimos rebaixados. Em 2016, os times tambĂ©m foram divididos em dois grupos, mas a desistĂȘncia na Ășltima hora do RondonĂłpolis deixou o grupo B sem rebaixamento - o prĂłprio REC caiu.
O segundo cenĂĄrio aparece caso ocorra alguma desistĂȘncia de qualquer um dos times. Sendo assim, os clubes restantes irĂŁo se juntar em um Ășnico grupo e todos irĂŁo se enfrentar em turno e returno, com os quatro melhores avançando Ă final e os trĂȘs Ășltimos rebaixados. Caso mais de uma equipe desista, o nĂșmero de rebaixados vai diminuindo. Por exemplo, caso dois times desistam, o campeonato serĂĄ disputado por oito clubes jogando em turno e returno em pontos corridos. Os dois Ășltimos seriam rebaixados. Se tivermos trĂȘs desistĂȘncias, aĂ o Mato-Grossense teria um rebaixado.
A ideia principal Ă© que o estadual 2018 tenha apenas oito times para que o torneio seja mais atrativo e com menos clubes endividados. Atualmente, apenas CuiabĂĄ e Luverdense tem boa saĂșde financeira em Mato Grosso.
A ideia principal Ă© que o estadual 2018 tenha apenas oito times para que o torneio seja mais atrativo e com menos clubes endividados. Atualmente, apenas CuiabĂĄ e Luverdense tem boa saĂșde financeira em Mato Grosso.
Cacerense e Araguaia, que não compareceram no arbitral, tem até o dia 31 de outubro para confirmar participação. Caso contrårio, estarão automaticamente eliminados e rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Mato-Grossense.
O temor tanto da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) quanto dos clubes Ă© que ocorram desistĂȘncias na vĂ©spera do torneio e acabe ocasionando situaçÔes como do Mato-Grossense 2016, quando o OperĂĄrio FC nĂŁo venceu nenhum jogo, terminou na lanterna da chave e nĂŁo foi rebaixado pela saĂda do RondonĂłpolis.
Fonte: GEMT
Tags
Geral
