Após vencer o América Bulls de virada, João Pessoa Espectros tem pela frente o Recife Mariners, no jogo que encerra sua participação na primeira fase da Superliga Nacional (Foto: Anderson Silva / João Pessoa Espectros)
Voltando a jogar em casa, após a derrota na última rodada para
Restam apenas seis vagas para o mata-mata da Superliga Nacional e 10 equipes com chances de classificação. Outras dez já estão garantidas na próxima fase.
A Superliga Nacional de Futebol Americano está próxima de conhecer os classificados de cada conferência para os playoffs regionais. Neste fim de semana, por exemplo, nada menos que 10 partidas movimentam a quinta rodada da primeira fase da competição. Em jogo, estão seis vagas na fase de mata-mata, com ao menos 10 equipes brigando por uma delas.
Além das disputas por vagas, esta rodada traz também confrontos interessantes pela liderança em todas as conferências, a exemplo do embate entre João Pessoa Espectros e Recife Mariners, que vale a ponta no Nordeste. Na Conferência Sul, o São José White Sharks Istepôs encara o Coritiba Crocodiles, enquanto na Oeste, o Cuiabá Arsenal e o Tubarões do Cerrado, que seguem invictos, disputam a liderança. Na Conferência Leste, Flamengo e Vasco fazem o um clássico cercado de muita rivalidade e expectativa, já que os rubro-negros são líderes e não perderam para ninguém.
01
CONFERÊNCIA NORDESTE
João Pessoa Espectros e Recife Mariners mantêm uma das grandes rivalidades do Nordeste e, neste domingo, a partir das 14h, as equipes voltam a se enfrentar pela primeira vez desde a decisão da conferência regional na temporada passada. Na oportunidade, Mariners e Espectros jogaram na Arena Pernambuco e os paraibanos venceram com um chute de Diego Aranha a 24 segundos do apito final. A partida deste domingo, no campo da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, vale a liderança da Conferência Nordeste. Os Fantasmas já estão classificados para a próxima fase, enquanto os pernambucanos ainda precisam confirmar presença no mata-mata.
Voltando a jogar em casa, após a derrota na última rodada para o Espectros, o América Bulls encara o Ufersa Petroleiros neste domingo, na Arena Esperança, em Natal, a partir das 15h. O confronto é vital para ambas as equipes, que ainda lutam para avançar de fase no campeonato. E os dois não dependem mais apenas de si. No caso do Bulls, precisa vencer suas duas partidas. Ou então vencer o Petroleiros e torcer por duas derrotas do Ceará Caçadores. Já a equipe de Mossoró precisa vencer o Bulls neste domingo, vencer também o Ceará Caçadores na última rodada e torcer por uma derrota do Recife Pirates.
O Ceará Caçadores pode garantir um lugar nos playoffs regionais já neste domingo. É que a equipe recebe o Recife Pirates no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, a partir das 16h, e precisa apenas de uma vitória para avançar ao mata-mata. Já o Pirates só pode pensar na vitória neste jogo. Isto porque para passar de fase, os pernambucanos precisam vencer seus dois últimos jogos na primeira fase.
02
CONFERÊNCIA LESTE
No sábado, o Botafogo Reptiles recebe o Santos Tsunami no campo da Vila Olímpica, em Duque de Caxias, em um confronto direto para confirmar a classificação para os playoffs regionais. Para avançar, os cariocas precisam vencer o Tsunami ou o Flamengo, na próxima rodada. A tarefa do Santos é idêntica: precisa vencer o Botafogo, nesta rodada, ou o Vasco Patriotas, na última. O Reptiles é o terceiro colocado do Grupo A da conferência, enquanto o Tsunami é o lanterna.
O Vila Velha Tritões não precisa de muito para garantir a classificação para o mata-mata: basta vencer o Cabritos FA, nesta rodada, ou Minas Locomotiva, na última. O Cabritos, porém, já não tem mais pretensões na competição e encerra a participação na Superliga neste fim de semana. A única vitória foi por W.O, por conta da desistência do Botafogo Challengers da competição, equipe que enfrentaria na última rodada. Neste domingo, portanto, a equipe recebe o Tritões no Estádio do Bambu, em Aracruz, a partir das 14h, pensando em 2017 e apenas para cumprir tabela.
Já classificado e liderando a Conferência Leste, o Flamengo FA enfrenta o Vasco da Gama Patriotas em um jogo cercado de muita rivalidade. Isto porque o Rubro-Negro é o único invicto da conferência e pode perder a liderança se for derrotado pelos rivais. O Patriotas, porém, ainda não tem vaga garantida nos playoffs, apenas se vencer um dos jogos finais da primeira fase, contra o Flamengo e o Santos Tsunami. A bola oval vai voar a partir das 13h do domingo, no Estádio do São Cristóvão, no Rio de Janeiro.
03
CONFERÊNCIA OESTE
Classificados e invictos, Cuiabá Arsenal e Tubarões do Cerrado se enfrentam neste sábado, a partir das 15h, no confronto direto que vai definir o líder da conferência. O Arsenal pode ter um desfalque importante para o jogo, já que o polivalente americano Brandon Watkins teve uma lesão muscular no jogo com o São Paulo Storm, na rodada passada. Desta vez, apesar do mando ser do Cuiabá Arsenal, a partida não será realizada na Arena Pantanal, mas no Estádio Municipal Rogério Jesus de Almeida, na cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 49 km de Cuiabá.
No outro confronto do grupo, o Sorocaba Vipers encara o São Paulo Storm no campo da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, neste domingo, a partir das 14h. Ambas as equipes não têm mais chances de classificação, já que não venceram uma partida sequer na competição e apenas cumprem tabela nestas duas últimas rodadas.
04
CONFERÊNCIA SUL
No sábado, entram em campo Foz do Iguaçu Black Sharks e Juventude FA, a partir das 14h, no campo da Vila A, em Foz do Iguaçu. O confronto já não vale muito, porque a Conferência Sul já tem as quatro equipes classificadas para o playoff regional, mas vale ao menos para o Black Sharks buscar a primeira vitória na competição no seu último jogo em casa. O time da casa é o atual sexto colocado, enquanto o Juventude é o quinto.
Com todos os classificados definidos na Conferência Sul, neste sábado o São José White Sharks Istepôs fazem um confronto direto pela liderança com o Coritiba Crocodiles. Como ambos estão invictos, o duelo também deve definir quem vai ter a vantagem de jogar os playoffs em casa e por isso o confronto ganha ainda mais importância. O Crocodiles é o atual líder da conferência, por conta dos critérios de desempate, enquanto o White Sharks é o vice-líder. A partida será realizada no campo do Colégio Forquilhão, em São José, a partir das 14h.
(Foto: Divulgação / Coritiba Crocodiles)
No domingo, o Timbó Rex recebe o Paraná HP, a partir das 15h, para tentar subir ainda mais na tabela. É que como já está classificado para os playoffs, o T-Rex luta agora para ter a vantagem de jogar em casa na próxima fase. Isto porque enfrenta o Coritiba Crocodiles na última rodada.
No jogo deste domingo, o HP pode ter até cinco desfalques e busca a vitória a qualquer custo para escapar do Croco nos playoffs. A partida acontece no Complexo Esportivo da cidade de Timbó.
Fonte: GEMT
