Na Cara do Gol MT

PARADESPORTO: Alunos com deficiência praticam esportes no Aecim Tocantins


Eles estão se preparando para disputar os primeiros Jogos Parlímpicos da história de Mato Grosso
Alunos com deficiência intelectual, da Escola Estadual Célia Rodrigues Duque, em Várzea Grande, visitaram, nesta quarta-feira (31), as dependências do Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá. A visita serviu para ambientar os alunos ao espaço, já que eles irão participar dos primeiros Jogos Paralímpicos de Mato Grosso.
O grupo, acompanhado de professores, foi recebido pele secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohora. Ele reforçou que o órgão está à disposição da escola que trabalha exclusivamente com pessoas com deficiência intelectual.
Os alunos ficaram impressionados com o tamanho e a estrutura do lugar. Além de conhecer, eles também fizeram um treino de futsal no ginásio. Foi a primeira vez que eles praticaram esporte num espaço da proporção do Aecim Tocantins. “Espero voltar aqui para jogar mais um pouco”, disse o aluno Marcos Vinícios, que achou o ginásio muito bonito.
O coordenador da escola Célia Rodrigues, Edher Allyson, disse que os estudantes têm poucas oportunidades de sair e que esse tipo de atividade é muito importante para que eles “conheçam a sociedade”.  “Também estamos preparando esses alunos para as paralímpiadas estaduais”, acrescentou o educador.
 Depois de conhecerem o ginásio, os alunos também fizeram uma apresentação de capoeira, para o secretário Sinohara, na área externa do complexo Aecim Tocantins.
A escola Célia Rodrigues é um Centro de Habilitação Profissional onde são oferecidos cursos – como o de empacotador e atendimento ao público – para 160 alunos com deficiência intelectual. 
Paralimpíadas Escolares
Os Jogos Estaduais Paralímpicos de Mato Grosso serão realizados em Cuiabá, de 29 de novembro a 4 de dezembro. Via ser a primeira vez na história que o Estado realiza uma um evento dessa natureza.
A competição será disputada nas categorias Escolar (envolvendo estudantes de 12 a 17 anos) e Aberta (a partir de 18 anos). As modalidades serão de atletismo, natação, tênis de mesa, goalball, futebol de 5 (para deficientes visuais), vôlei sentado, bocha paralímpica  e judô.
As paralímpiadas são organizadas pela Superintendência de Políticas Esportivas da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc/Sael-MT). Conforme o setor, os jogos têm o objetivo de estimular a participação das pessoas com deficiência em atividades físicas.
 
 
Fonte: MARCIO CAMILO - Seduc/Sael-MT
 

Postagem Anterior Próxima Postagem