Na Cara do Gol MT

Artilheiros e caçados, Gabriel Jesus e Luan se reveem após ouro olímpico

Atacantes são destaques na Seleção que conquistou a medalha inédita nos Jogos do Rio; neste domingo, serão rivais no duelo entre Grêmio e Palmeiras na Arena

Parceiros na Seleção, amigos na vida real, inimigos no Brasileirão. É nesse embalo que Luan e Gabriel Jesus se reencontram no campeonato nacional 22 dias após conquistarem juntos o inédito ouro olímpico no futebol. Apesar de atuar em casa, a tarefa mais árdua é do gremista, depois de sofrer uma goleada vexatória por 4 a 0 para o Coritiba e ver a distância do G-4 aumentar para quatro pontos. Do outro lado, o Palmeiras é o líder.
Luan, de 23 anos, passa por um momento de transição de esquemas com Roger Machado. Destaque do time em 2015 e ao longo deste ano como falso 9, líder em gols e assistências isolado, o camisa 7 foi reposicionado pelo técnico. Com a mudança do 4-2-3-1 para o 4-4-2 em losango – que pode variar para 4-3-3 –, o jogador passou a atuar pelos lados do campo, com tarefas diferentes. Apesar de marcar no empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, no último domingo, teve rendimento abaixo do esperado na derrota para o Coritiba, na quarta-feira.
Luan tem seis gols marcados em 17 jogos disputados no Brasileirão, uma média de 0,3 por partida. Deu dois passes para tentos de companheiros. É o segundo maior finalizador da competição, com 55 chutes a gol, ou 3,24 a cada 90 minutos. Está em sexto entre os jogadores mais caçados: sofreu 45 faltas (2,64 por jogo).
- Seleção é muito bom para o jogador. Luan e Walace voltaram mais maduros. E os jogadores vêm da Seleção com compromisso maior. A cobrança é maior. Ainda mais depois da conquista inédita, tanto ele (Luan) quanto o Walace, e nesse caso mais recente das eliminatórias o Geromel e o Marcelo. Falei disso rapidamente com eles. Que a responsabilidade deles aumenta. Serão mais cobrados, mais vigiados, e deles esperamos esse compromisso que sempre têm com a gente, de representar bem o clube que os projetou. E no retorno estarem envolvidos e entregues no processo, que é importante. Tanto Luan quanto Gabriel são jogadores talentosos. Falei depois da estreia com a seleção principal, estreou como um veterano. O futebol brasileiro ganha com esses jogadores - comentou o técnico Roger Machado. 
Gabriel Jesus retorna ao Verdão após enfrentar Equador e Colômbia pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Com a Seleção de Tite, foi titular nos dois jogos e marcou dois gols – ambos contra os equatorianos. O clube ainda tentou escalar o atacante de 19 anos no clássico de quarta-feira contra o São Paulo com direito a esquema especial e jatinho do presidente Paulo Nobre. No entanto, a presença nos 90 minutos diante dos colombianos um dia antes impediu sua escalação. Mesmo assim, a equipe venceu por 2 a 1 e se manteve na liderança do Brasileirão.
Tabela Gabriel Jesus Luan Palmeiras Grêmio  (Foto: reprodução)
Gabriel é um dos artilheiros do campeonato, ao lado de Robinho, do Atlético-MG, e Sassá, do Botafogo, com 10 gols em 16 jogos (0,62 por jogo). Ainda conta com quatro assistências. Ocupa a quinta colocação entre os que mais chutam, com 47 tentativas, uma média de 2,94 por partida. É também o terceiro atleta mais caçado, ao sofrer 57 faltas (média de 3,56). O protagonismo no Palmeiras fez o Manchester City contratar Jesus por R$ 121 milhões, mas ele permanece no Brasil até o fim do Nacional.
Você apostaria em Luan ou Gabriel Jesus? Grêmio e Palmeiras entram em campo às 18h30 deste domingo, na Arena, no chamado "jogo de seis pontos" para os gaúchos. Com 46 e na liderança do Brasileirão, o Verdão tenta manter seu posto. O Grêmio segue em sexto, com 36, e busca se reaproximar do G-4.
>> GRÊMIO X PALMEIRAS - 24ª RODADA

Local: Arena, em Porto Alegre. 
Data e horário: domingo (11/09), às 18h30 (de Brasília). 
Provável escalação do Grêmio: Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira (Kannemann); Jailson, Walace e Ramiro (Pedro Rocha/Lincoln); Douglas, Luan e Miller Bolaños. 
Desfalques: Maicon, Negueba, Everton, Moisés, Gabriel
Pendurados: Marcelo Hermes, Bolaños, Douglas, Marcelo Grohe, Ramiro, Luan.
Escalação provável do Palmeiras: Jailson, Fabiano (Tchê Tchê), Edu Dracena (Thiago Martins), Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Moisés, Tchê Tchê (Thiago Santos ou Cleiton Xavier); Rafael Marques (Róger Guedes ou Cleiton Xavier), Dudu e Gabriel Jesus
Desfalques: Fernando Prass, Mina, Arouca e Jean
Pendurados: Vitor Hugo, Arouca, Matheus Sales, Cleiton Xavier, Dudu, Rafael Marques e Gabriel Jesus
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (aspirante à Fifa), auxiliado por Luiz Antonio Barbosa e Marconi Helbert Vieira, todos de MG. 
Transmissão: SporTV (menos RS) e Premiere (com Milton Leite e Maurício Noriega). 
Fonte: GE/RS

Postagem Anterior Próxima Postagem