Na Cara do Gol MT

ENTREVISTA NA RÁDIO: A nata do esporte estudantil está em Araputanga, diz secretário

Cidade recebe mais de mil atletas vindos de diferentes regiões de Mato Grosso
O secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, concedeu entrevista, nesta quinta-feira (30), a rádio Arco-íris (AM 900), de Araputanga (a 334 quilômetros de Cuiabá). Na oportunidade, o gestor falou sobre a importância dos jogos escolares que são realizados na cidade e destacou os projetos da secretaria para fomentar o esporte paralímpico em Mato Grosso.
Sinohara explicou que Araputanga recebe a nata do esporte estudantil mato-grossense, pois a competição reúne os melhores atletas juvenis do estado, que disputam vagas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorre nos meses de setembro e novembro, na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.
O gestor detalhou que em Araputanga são disputadas as modalidades individuais, que reúne mais de mil atletas de várias regiões do estado. “Ao todo são dez modalidades: judô, badminton, luta olímpica, ginástica rítmica, tênis de mesa, natação, xadrez, vôlei de praia, ciclismo e atletismo”, citou Sinohara.
Além da competição, ele ressaltou que os jogos também possuem caráter pedagógico e educacional. “O professor/técnico que está orientando os atletas ele é uma referência para esses jovens, que aprendem valores como trabalho em equipe, disciplina e ser cordial com o adversário”.
Sinohara também disse que os jogos movimentam a economia da cidade, pois são mais de mil estudantes consumindo nos estabelecimentos comercias. “A rede hoteleira também é aquecida, pois muitos pais viajam para acompanhar os filhos nos jogos”, afirmou.
Ele também falou sobre a importância dos gestores acompanharem de perto os eventos. “Aqui em Araputanga eu tenho a oportunidade de conversar com os técnicos, os árbitros e os pais dos atletas. Eu tenho a oportunidade de conhecer a realidade esportiva de cada município e tentar ajudar no que for possível com celebrações de convênios, entre outros apoios institucionais”.
Sinohara também ressaltou o projeto Esportes Sem Limites, que visa fomentar a prática esportiva entre pessoas com deficiência. “Em agosto nos vamos fazer o primeiro estadual paralímpico de Mato Grosso, com vagas para 400 atletas, sendo 200 em idade escolar e 200 na categoria adulta”.
Na visão do gestor é extremamente importante trabalhar o esporte com pessoas com deficiência. “Eles não querem caridade. Tudo que eles querem é oportunidade para prática de esportes e o estado está proporcionando isso com o projeto Esporte Sem Limites”.
Por fim Sinohara agradeceu ao prefeito de Araputanga, Sidnei Salomé, que não mediu esforços para realizar os jogos na cidade. “Ele recebeu a competição de última hora, por conta da desistência de outro município. O Salomé, juntamente com sua equipe, está fazendo um excelente trabalho de organização e acolhida das outras delegações. Se não fosse Araputanga nossos atletas ficariam impedidos de ir para a etapa nacional dos Jogos Escolares”, salientou.  
  
 
 
Fonte: MARCIO CAMILO - Sedcu-MT
 
Postagem Anterior Próxima Postagem