Foi aberta uma vaga a mais de classificação para a fase estadual, devido ao grande número de participantes do evento
A sexta etapa regional dos Jogos Escolares de Mato Grosso, na cidade de Colíder, promete muita raça dos estudantes-atletas em partidas técnicas e bem disputadas. A análise é do coordenador geral dos jogos no município, Alex Alves. Ele enfatiza que a competição será acirrada devido ao aumento no número de vagas de classificação para a fase estadual da competição.
Alex explica que Colíder registrou recorde de participação de municípios nos Jogos Escolares. Das 17 cidades que compõem a regional Norte, 16 disputam a competição em Colíder, que começou nesta segunda-feira (16) com uma série de partidas ao longo do dia nas modalidades de handebol, basquete, vôlei e futsal.
O grande número de participantes (137 equipes ao todo) fez com que a organização abrisse mais uma vaga de classificação para a fase estadual, em cada modalidade. Numa situação normal classificam apenas os campeões de cada modalidade, masculino e feminino, nas categorias A (de 15 a 17 anos) e B (de 12 a 14 anos).
No entendimento do coordenador geral dos jogos, essa medida vai mexer com o brio dos atletas e fazer com que as partidas fiquem mais disputadas e emocionantes. “Essa vaga a mais com certeza dará um ânimo maior para que os estudantes encarem cada jogo como uma decisão. Nisso, esperamos um excelente nível técnico das equipes”, ressalta Alex.
Ele também acredita que da competição sairá times com boas condições de ganhar a fase e estadual e representar Mato Grosso na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. “Até o final dos jogos em Colíder muita surpresa, emoção e grandes partidas estão por vir”, garante o coordenador.
Abertura
A solenidade de abertura dos jogos ocorreu na noite de domingo (16). O evento registrou grande participação do público que lotou o Ginásio de Esportes Centro Comunitário Cultural Esportivo “Fraternal”.
A noite contou com várias apresentações culturais e de esportes para pessoas com deficiência. Mais uma vez o grande destaque foi o professor de Educação Física Junior Cabral, que é deficiente físico.
Mesmo não possuindo pernas e braços desenvolvidos e ele fez uma apresentação onde mostrou sua habilidade no futsal. Cabral fez embaixadinhas com a bola e deu dribles em outras pessoas, não deficientes. A performance arrancou gritos e aplausos da platéia, quando muitas pessoas filmaram a apresentação pelo celular. Pelo semblante, elas pareciam não acreditar no que estavam vendo.
A solenidade de abertura dos jogos também contou com outras atrações como: partida de exibição de goalbaal (para deficientes visuais), apresentação dos soldados do esquadrão de tiro de Colíder, apresentação de ginástica rítmica com crianças e adolescentes e uma performance de ginastrado – esporte que mistura ginástica olímpica com movimentos acrobáticos mais modernos.
|
Fonte: MARCIO CAMILO - Seduc-MT |
Tags
Geral