Cuiabá e mais 22 clubes estabelecem condições para aderir à Liga do Futebol Brasileiro - Na Cara do Gol MT

Últimas Notícias

terça-feira, 10 de maio de 2022

Cuiabá e mais 22 clubes estabelecem condições para aderir à Liga do Futebol Brasileiro

 


Nesta segunda-feira, um grupo formado por 23 clubes que não assinaram o acordo para a criação da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) divulgou uma nota oficial com o intuito de informar condições para que o projeto ganhe mais signatários. Entre os times, está o Cuiabá, único representante de Mato Grosso na Série A.

Além do Dourado, também assinaram a nota América-MG, Chapecoense, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Ceará, CSA, Athlético-PR, CRB, Náutico, Coritiba, Criciúma, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Londrina, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.

Na nota, os clubes “reafirmam o interesse na formalização da Liga de futebol profissional”, mas estabelecem condições referentes à distribuição de receitas referentes aos direitos de transmissão. Como sustentação dos argumentos, modelos de campeonatos europeus são mencionados.

Os 23 clubes reivindicam que metade do montante total das receitas seja dividida igualitariamente, com 25% sendo baseado na performance esportiva e 25% no desempenho comercial dos clubes. Outra condição requer uma diferença entre o maior e o menor repasse de no máximo 3.5x no primeiro ano, mirando em 1.6x a longo prazo. Por fim, há a exigência de que 20% dos recursos de venda de direitos de transmissão seja endereçado à Série B.

A nota ainda avisa que os signatários não participarão da reunião marcada para a próxima quarta-feira na CBF. Assim, a tendência é que apenas os clubes que assinaram o documento para a criação da Libra na semana passada (Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo) marquem presença.

Gazeta Esportiva (foto: assessoria)

Nenhum comentário: