Na Cara do Gol MT

COB de Portas Abertas promove atividades esportivas e culturais para crianças

 


Uma manhã para ficar marcada na memória de muitas crianças. Cerca de 240 alunos, de 7 e 8 anos, das Escolas Municipais Olímpicas Cariocas (EMOCs), Ivone Nunes Ferreira, José de Mello, Emma D’Avila de Camillis e Edmundo Bittencourt, localizadas nas regiões norte e oeste do Rio de Janeiro, foram recebidos na sede do Comitê Olímpico do Brasil, nesta quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26. A iniciativa faz parte do COB de Portas Abertas que, em sua segunda edição deste ano, promove os Valores Olímpicos por meio do programa Transforma. 

“O mais importante para eles é sair do ambiente escolar, porque muitos vivem em situação de vulnerabilidade e não conhecem outros lugares. Então, ficaram maravilhados com essa visita ao COB, porque quando é passado todos esses valores e eles têm a oportunidade de experimentar algumas modalidades, gera uma expectativa de vida para que amanhã eles possam ter uma realidade diferente”, afirmou Tatiana Lima, secretária da escola Emma D’Avila de Camillis.

As atividades tiveram início com uma apresentação teatral sobre o Movimento Olímpico no auditório do COB e a presença da mascote Ginga. Em seguida, todas as crianças participaram de duas oficinas de experimentação esportiva: badminton e atletismo. 

O badminton foi uma das modalidades das clínicas esportivas. Foto: Marina Ziehe/COB.
O badminton foi uma das modalidades das clínicas esportivas. Foto: Marina Ziehe/COB

“O Transforma é algo que nasceu dentro de mim. Quando vejo essas crianças, lembro que também fui inspirado da mesma forma por professores e isso me completa. O esporte está no meu DNA e não foi por acaso que fui a dois Jogos Olímpicos. Eu sonhava quando criança e realizei adulto por conta dos educadores que tive. Hoje, realizo-me ajudando a transformar vidas e a plantar a semente dos valores olímpicos”, contou Edgar Oliveira, atleta olímpico e fundador do Instituto Correr Bem, que orientou a experimentação esportiva do atletismo por meio de exercícios lúdicos.

Com a retomada do COB de Portas Abertas, após cerca de dois anos paralisado devido à pandemia de COVID-19, as visitas têm a expectativa de acontecer em todos os meses do calendário escolar. A iniciativa na sede da entidade é parte importante do programa, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem