Na Cara do Gol MT

CBF mudará janela de transferência em janeiro e Cuiabá poderá alterar estrutura de montagem do elenco

 


Uma importante mudança na janela de transferência de jogadores do futebol brasileiro entrará em vigor a partir de janeiro. Clubes como o Cuiabá, por exemplo, deverão mudar a estrutura de montagem do elenco para a próxima temporada. Isso, porque seguindo uma orientação da FIFA, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá criar uma janela de transferências nacional para clubes da Série A e B, e agora, assim como acontece com transferências internacionais, esses clubes brasileiros deverão respeitar dois prazos para chegadas e saídas de atletas.

A janela será dividida por semestres, sendo a primeira com início no dia 19 janeiro até o dia 12 de abril, e a segunda no período do dia 18 de julho até o dia 15 de agosto.

A mudança também atinge diretamente o Cuiabá. O Dourado que está muito perto de confirmar sua permanência na Série A no Brasileirão, só poderá ir atrás de reforços em outros clubes brasileiros no dia 19 de janeiro, data essa que marcará a estreia do time auriverde no Campeonato Mato-grossense, o que deixa o clube sem a possibilidade de contar com alguns reforços na pré-temporada.

Olhando na realidade dos clubes, essas equipes não poderão fazer transferências nacionais fora dessas duas janelas durante o ano, com exceção apenas de jogadores que estão sem contrato, ou tenha rescindido com o ex-clube antes do fim dessas janelas.

A regra também é válida para aqueles jogadores emprestados, onde eles só podem retornar ao clube de origem durante a janela de transferência. Enquanto jogadores amadores e aqueles de divisão de base, podem ser registrados pelos clubes em qualquer período do ano, desde que não tenha tido nenhuma relação profissional com algum clube nesse tempo.

Essa nova implementação, segundo a CBF, deverá ser levada para outras divisões a partir de 2023. Atualmente, a janela de transferência nacional não havia limitação de prazo, apenas um prazo de inscrição para cada torneio.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem