Na Cara do Gol MT

Dentista DR Patrick Fala Sobre Odontologia no Esporte

 



Qual o papel de um dentista no esporte?

O Cirurgião Dentista deverá realizar um trabalho preventivo com atletas, tanto profissionais como amadores, levando em consideração o tipo do esporte suas regras e a modalidade que o atleta pratica.

Quais são os cuidados que os esportistas devem ter com relação à saúde bucal?

Para o atleta obter um alto rendimento deve manter o equilíbrio e a manutenção do seu corpo e é fundamental que os cuidados com a saúde andem junto com os treinamentos. Diferente das outras profissões o instrumento de trabalho do atleta é o seu próprio corpo, sendo assim a saúde deve ser observada regularmente, e como sabemos a saúde começa pela boca. Alterações bucais podem interferir no seu dia a dia, o trabalho preventivo é fundamental para o atleta, pois uma inflamação ou infecção na boca podem causar muita dor e acarretar na ausência em treinamentos ou em importantes competições. Imaginem que um atleta que se preparou 4 anos para participar de uma única prova olímpica, e um problema bucal, pode ser o responsável por diminuir seu desempenho ou até mesmo faze-lo perder esta oportunidade única

No quesito de saúde bucal, quais são os principais motivos que podem comprometer o rendimento de um atleta?

São inúmeros os motivos que podem comprometer o rendimento de um atleta. As mais comuns são causadas por cáries, tártaro, gengivite entre outros problemas bucais. Por isso é fundamental para o profissional da área apresentar um bom embasamento sobre fisiologia do exercício e das áreas interdisciplinares que permeiam o atleta. Por exemplo, ausências dentárias podem comprometer o processo de mastigação e trituração dos alimentos, e desta forma o resultado final do processo nutricional pode resultar em uma quantidade de energia insuficiente para realizar determinada atividade ocasionando em alguns casos fadigas precoces da musculatura esquelética.

Como os atletas podem prevenir traumas e quais cuidados especiais devem ter tendo em vista sua profissão?

No esporte os traumatismos são acidentes e alguns podem ser prevenidos. Na área da Odontologia existe uma proteção que pode prevenir estes traumatismos que são os protetores bucais. Mas mesmo assim não é qualquer tipo de protetor. O protetor de um lutador de MMA não é o mesmo do levantador de peso ou de um jogador de futebol. Um protetor bucal deve apresentar características que levem em consideração a modalidade, esporte praticado, tempo de atividade e também as contraindicações de seu uso. Você sabia que um protetor bucal inadequado pode diminuir o rendimento do seu atleta e em alguns casos aumentar a chance de fraturas de mandíbula quando mal ajustados.

 

 

Fonte: Jerri Marcos 

 

 

 


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem