Na Cara do Gol MT

Fifa testa novas regras para o futebol em torneio amador na Holanda? Checamos

 

Substituições ilimitadas, lateral com o pé, tempos de 30 minutos cronometrados... tudo isso está rolando em uma competição juvenil. Mas sem qualquer influência da entidade máxima do futebol.

Substituições ilimitadas. Laterais cobrados com os pés. Dois tempos de 30 minutos. Cronômetro parado quando a bola sair. Punição de cinco minutos fora de campo a cada cartão amarelo. Sim, isso é futebol. E está sendo testado em um torneio amador na Holanda. Mas não tem qualquer influência da Fifa.

Talvez você tenha se esbarrado com a notícia de que a entidade máxima do futebol estaria testando essas revolucionárias mudanças nas regras do futebol. Ela foi publicada em diversos veículos na Europa. O ge entrou em contato com a Fifa, que foi categórica na resposta:

“A Fifa não está envolvida de forma alguma nessa iniciativa”, disse a entidade.

Mas o que é esse torneio?

Ele se chama “Future of Football Cup” (Copa Futuro do Futebol) e reúne times sub-19 e sub-23 de quatro clubes: RB Leipzig (Alemanha), PSV e AZ Alkmaar (Holanda) e Brugge (Bélgica).

A competição começou na última quinta-feira, no CT da Federação Holandesa (KNVB Campus), e é promovida por uma multinacional austríaca de energéticos.

As cinco mudanças nas regras do futebol testadas por lá são:

  • Laterais podem ser cobrados com os pés;
  • Jogador pode sair jogando com a bola nos pés, sem passar para um companheiro, cada vez que a bola sair (lateral, escanteio, tiro de meta);
  • Substituições são ilimitadas;
  • Todo jogador que leva um cartão amarelo fica cinco minutos fora (só é permitida substituição de goleiro);
  • Dois tempos de 30 minutos, com o cronômetro parado cada vez que a bola sair.

Jogador rola a bola com as mãos na cobrança de lateral e depois faz o cruzamento direto para o gol: tudo permitido

 

A ideia é dar mais intensidade e alternativas táticas aos jogos. Qualquer lateral vira uma potencial jogada ofensiva. Dois jogos foram disputados: AZ 6 x 0 RB Leipzig e Brugge 3 x 4 PSV. A goleada do AZ foi construída justamente quando o time alemão ficou com um a menos após um cartão amarelo.

A ESPN holandesa está transmitindo as partidas e também inova no trabalho: faz entrevistas com técnicos e jogadores enquanto a bola está rolando. O atacante do AZ Alkmaar, Margaret, resumiu a sensação como novo jogo.

 

– Para ser honesto, achei que foi muito mais difícil. Simplesmente porque você não para, só segue em frente – declarou, em entrevista ao site oficial da Red Bull.

Cartão amarelo e cinco minutos fora!

Goleiro do Brugge leva cartão amarelo e precisa ficar cinco minutos fora em jogo da Future of Football Cup — Foto: Marcel van Hoorn/Red Bull Content Pool

Após levar cartão amarelo, goleiro do Brugge é retirado de campo: apenas para a posição é prevista substituição. Para as demais, os amarelos representam cinco minutos sem um jogador em campo — Foto: Marcel van Hoorn/Red Bull Content Pool


Fonte: GE


 

 


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem