Na Cara do Gol MT

Acesso do Cuiabá para a elite atrai talentos para revelação de jogadores

 


Grandes clubes do futebol brasileiro usam os mesmos bordões populares para definir uma estratégia de trabalho que visa a revelação de jogadores: “Quem é bom, nasce no novo”, ou “craque a gente faz em casa”. Tentando se espelhar nessa metodologia o Cuiabá Esporte Clube investe pesado em sua escolinha de futebol.

Antes mesmo do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro a diretoria do clube já havia decidido investir na criação de um centro de formação. Assim, no começo de 2020 surgia a estrutura que funciona na avenida Beira Rio, nº 3930, Grande Terceiro, na Capital.

No local que foi alugado e possui cinco campos no formato soçaite, sendo três com grama natural e dois com grama sintética, vestiários e lanchonete, cerca de 100 crianças e jovens de até 17 anos, dão os primeiros passos no esporte. Lá estão professores como o ex-goleiro Hernandes ‘Pantaneiro’, que prepara a equipe Sub-15, no período da tarde.

Os treinamentos das crianças ocorrem no contraturno escolar, tendo um acompanhamento em conjunto do desempenho educacional. “Devido o decreto estadual, só estamos trabalhando das 18h ás 19h”, explica o coordenador da escola, Giovani (ex-lateral, campeão estadual pelo Mixto em 2008). “Só estamos recebendo 50% do permitido e seguindo todos os protocolos”, destaca. Após encerrar a carreira de atleta, Giovani concluiu a formação acadêmica em educação física e divide a rotina diária com outros profissionais que se revezam nos cinco campos do CT. Ele também é o auxiliar responsável pelo trabalho de transição.

Giovani admite: com o acesso do Dourado, a procura de novos alunos vem crescendo. “O diferencial está na metodologia de trabalho. Aqui o aluno tem como subir de categoria e pode ser aproveitado no time Sub-20 por exemplo e chegar ao profissional. Esse é o intuito da diretoria”, concluiu. No Campeonato Estadual desse ano, pelo menos dois pratas da casa já foram utilizados.

A Gazeta (foto: assessoria/arquivo)


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem