![]() |
Rogério Ceni vai para a terceira temporada à frente do comando tricolor — Foto: Bruno Oliveira |
Após um 2019 histórico, com dois tÃtulos (Cearense e Copa do Nordeste), 9º lugar no Brasileirão e vaga na Sul-Americana, o Fortaleza tem no radar outro ano promissor. A missão para 2020 é se destacar ainda mais em cinco competições: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Para manter o bom nÃvel, o time se reapresenta nesta terça-feira (7) no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú, com poucas surpresas.
A movimentação habitual de mercado parece ter atingido pouco o Fortaleza. O único reforço confirmado para 2020 é o atacante Edson Cariús, que ganhou notoriedade no Ferroviário e tinha pré-contrato com o Leão do Pici. Dentre as renovações, Derley, Felipe Alves, Juninho, Paulão e o próprio Rogério Ceni foram as únicas confirmadas até o momento.
Com a pouca movimentação, a tendência é que o Tricolor traga mais seis peças, principalmente devido à manutenção de boa parte do elenco de 2019. O objetivo é manter a base vitoriosa do ano passado em busca de campanhas ainda melhores.
Confira o elenco do Fortaleza para 2020:
- Goleiros: Felipe Alves, Kennedy, Marcelo Boeck e Max Walef;
- Laterais: Bruno Melo, Carlinhos, Gabriel Dias e Tinga;
- Zagueiros: Jackson, Juan Quintero, Paulão e Roger Carvalho;
- Volantes: Derley, Felipe, Juninho e Nenê Bonilha;
- Meias: Mariano Vázquez e Marlon;
- Atacantes: Ederson, Edson Cariús, Kieza, Osvaldo, Romarinho e Wellington Paulista.
Apesar de o Fortaleza não ter anunciado nenhum novo reforço para a temporada 2020, o Tricolor do Pici segue bastante atento às movimentações de mercado e vem demonstrando alto interesse em reforçar o setor de meio-campo. A bola da vez no time é a de Luiz Henrique, capitão do sub-20 do Flamengo, que está próximo de ter 60% dos direitos adquiridos pelo Leão.
Outra área que a comissão técnica tricolor considera como prioridade é o ataque. Em 2019, o time marcou 81 gols e pretende reforçar ainda mais os números. O Fortaleza se lançou no mercado, e está monitorando de perto a situação dos atacantes David, Ezequiel e Rossi.
A pré-temporada do Fortaleza mira primeiramente três competições: a Copa do Nordeste, o Campeonato Cearense e a Copa Sul-Americana. O calendário já está cheio a partir do dia 25 de janeiro, quando o Tricolor estreia diante do Vitória no Barradão, em Salvador, pelo Nordestão.
A partir de então, o time de Rogério Ceni vai alternar as competições do estadual com o regional até o jogo de ida da Sul-Americana, previsto para o dia 13 de fevereiro contra o Independiente no Avellaneda, em Buenos Aires. Entre abril e maio, o Leão do Pici ainda tem pela frente a Série A do Brasileirão e as oitavas de final da Copa do Brasil, vaga conquistada pelo tÃtulo da Copa do Nordeste de 2019.