No último sábado (25), chegou à reta final o Fórum de
Gestores Municipais, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer,
desta vez, na Arena Pantanal. Mais de 150 representantes de 80 municípios
assistiram à palestra motivacional de Alberto Bial, técnico de basquetebol do
Clube de Regatas do Vasco e um dos personagens brasileiros mais emblemáticos
deste esporte, na atualidade.
Alberto, irmão do apresentador de televisão Pedro Bial,
compartilhou suas vivências e arrancou aplausos acalorados. “Quando vou a algum
lugar para palestrar, para falar sobre esporte, me sinto na obrigação de levar
uma mensagem positiva. O esporte transforma vidas. Tenho experiência no
assunto, presenciei tantas situações de superação pelo esporte que poderia
ficar dias falando sobre. Já atuei em todas as regiões do Brasil, na
China, Emirados Árabes e vejo em todos esses lugares o valor extraordinário dos
benefícios do esporte. Por isso estou aqui, para trazer a Cuiabá a mensagem
positiva do esporte e seu potencial imensurável”.
Para Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer,
os dois dias de encontro serviram para alinhar objetivos e expectativas num
fórum voltado para o diálogo construtivo com as classes. Funcionou ainda para
organizar as ações efetivas de implantação e implementação dos Sistemas de
Cultura, Esporte e Lazer em conjunto com os muitos gestores presentes.
“Penso que o objetivo foi alcançado. O primeiro Fórum de
Gestores Municipais de 2019 cumpriu o papel de despertar nas muitas lideranças
o interesse em firmar parcerias. É mais difícil construir sozinho, mas se
conseguirmos unir forças, dos gestores municipais com a Secretaria Estadual e
mais a iniciativa privada, conseguiremos alcançar os anseios da população e
realizar ações significativas. Estamos no caminho certo, consolidando de
maneira muito consciente as diretrizes para o Sistema Estadual de Cultura e
Sistema Estadual de Esporte e Lazer”, observou Kardec.
Impressões das classes
Muitas lideranças da cultura e do esporte estiveram reunidas
nos dois dias do encontro – na sexta-feira (25), no Palácio da instrução (saiba
aqui como foi) e no sábado (26), na Arena Pantanal. Em geral, as
impressões sobre o primeiro Fórum de Gestores Municipais de 2019 foram
positivas, cumprindo o papel de promover a interação entre o Estado e os
municípios na construção de políticas públicas de cultura, esporte e lazer.
“Sou pianista e quando eu estava começando a tocar, alguém
falou para mim assim: ‘pare de tocar porque você não sabe tocar’, e eu respondi
“olha, se eu parar de tocar, nunca vou aprender'. Acho que essa história
ilustra bem como devemos nos comportar diante dos desafios da cultura e do
esporte no Estado. Venho de uma cidade pequena, mas com muito potencial
cultural. Percebo na nova gestão uma vontade muito grande de dialogar. E isso é
essencial”, analisou Moisés Vaz, secretário municipal de cultura e turismo de
Guiratinga.
“Saio daqui esperançoso com o crescimento do esporte,
principalmente, no interior do Estado, onde sofremos muito com a falta de
recursos. Acredito na gestão do secretário Allan Kardec e saio daqui contente,
pois percebo a importância do Fórum de Gestores Municipais para valorização do
esporte no Estado de Mato Grosso”, disse Lenilton Mardine, secretário de
esporte de Peixoto de Azevedo.
“É uma honra poder participar de um encontro como este que
nos leva a acreditar que o poder público ainda possa ter um olhar diferenciado
para quem trabalha com cultura. Quando um governo intensifica o olhar na
cultura, até o cenário político se transforma”, disse a vereadora Daise, do
município de Tapurah.
Pra Robinho Profeta, secretário municipal de Cultura de Vila
Bela da Santíssima Trindade, o encontro é o primeiro passo para novos diálogos.
“Precisamos mesmo de orientação para a capitação de recursos e incentivos para
a cultura, esporte e turismo. A cultura é muito forte em Mato Grosso, só precisamos
trabalhar de maneira correta”.
Fonte SAEL

