Representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) estiveram em Porto Velho, Rondônia, até a ultima quinta-feira (7), para a reunião dos gestores estaduais dos Jogos Escolares da Juventude. Os debates começaram na manhã desta terça-feira, dia 5, onde foram avaliadas as atividades deste ano dos Jogos Escolares e o planejamento para a etapa única de 2018.
“Estamos aqui com representantes de 19 estados e das 14 confederações brasileiras que fazem parte do programa dos Jogos Escolares, e aqui vamos definir regulamento e planejamento para 2018. Temos 16 cidades concorrendo para sediar as etapas regionais e vamos avaliar preenchimentos de formulários, informações de hotéis e instalações esportivas. Até março isso será oficialmente divulgado”, disse Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude do COB e diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude.
Para 2018, os Jogos Escolares passarão por uma readequação. A etapa nacional da competição acontecerá em apenas uma cidade e reunirá as duas faixas etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos). O programa esportivo será mantido.
No novo formato dos Jogos Escolares, os jovens atletas das modalidades coletivas precisarão passar também pelas etapas regionais em busca da classificação para a final. Serão três etapas regionais em 2018.
A adequação através da regionalização por etapas permite que cidades com infraestrutura menor também possam participar do evento.
Três quesitos serão avaliados como importantes para a escolha da cidade que sediará a etapa nacional de 2018: vontade política, rede hoteleira compatível e locais adequados para as competições.
MT Esporte
Tags
Geral