Time do interior paulista conquistou quatro acessos em meia década e deixou de lado problemas financeiros e risco de falência.
Conquistar quatro acessos em cinco anos pode parecer um sonho para qualquer torcedor de um time do interior de São Paulo. No São Bento, o sonho tornou-se realidade e o time de Sorocaba deixou a Série A3 do Campeonato Paulista rumo à Série B do Brasileiro em apenas cinco temporadas. Após praticamente abrir falência, atualmente o clube ostenta uma estrutura administrativa e de organização que faz inveja para qualquer clube que busca um lugar ao sol no concorrido e brutal futebol brasileiro.
Confira abaixo a linha do tempo que levou o São Bento da Série A3 do Campeonato Paulista à Série B do Brasileiro em apenas cinco anos.
A volta ao passado não é tão longa. O ano de 2011 marcou um dos momentos mais difíceis da histíria do Esporte Clube São Bento de Sorocaba. Rebaixado para a Série A3 do Campeonato Paulista, o time passava por uma crise financeira que culminou até com greve dos jogadores durante a temporada. A briga política quase fez com que o clube encerrasse suas atividades.
A posse da atual diretoria, em novembro daquele ano, deu início ao resgate do São Bento no cenário do futebol paulista e brasileiro. No ano seguinte, em 2012, o time quase conquistou o acesso da Série A3 para a Série A2 do Campeonato Paulista, que veio em 2013 com uma campanha que arrastou grande público ao estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba.
São Bento - Campeão Paulista da Série A3 2013 (Foto: Assis Cavalcante / Agência Bom Dia)
Em 2014, o técnico Paulo Roberto Santos assumiu o comando, levando o time de volta à elite do Campeonato Paulista. O São Bento voltava a integrar o grupo dos principais clubes do futebol de São Paulo. A partir daí, o técnico começa a trajetória de sucesso dentro do clube.
São Bento festeja acesso após vitória sobre o Catanduvense, fora de casa, em 2014 (Foto: Patrick Lima / TV TEM)
No retorno ao Paulistão, o São Bento fez uma campanha modesta, ficando com o nono lugar e cumprindo o objetivo de permanecer entre os melhores times do estado de São Paulo. Em 2016, porém, a campanha superou qualquer expectiva. O quinto lugar, sendo eliminado pelo Santos nas quartas de final, deu ao time uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
Disputando uma competição nacional após 24 anos, o São Bento entrou em campo com inúmeras dúvidas - a diretoria chegou a conflitar sobre a participação do clube ou não na Série D -, mas novamente surpreendeu e conquistou o acesso ficando entre os quatro melhores da competição.
São Bento derrotou o Itabaina em Sorocaba e ficou com uma vaga na Série C do Brasileiro em 2017 (Foto: Jesus Vicente / EC São Bento)
Em 2017, a expetativa em torno do elenco montado por Paulo Roberto Santos para a disputa do Campeonato Paulista acabou frustrada pela má campanha do time no estadual. O São Bento conseguiu livrar-se do rebaixamento apenas na última rodada.
Mais uma vez sem altos recursos para a disputa do Campeonato Brasileiro, o São Bento entrou na Série C com a meta de ao menos seguir na terceira divisão nacional. Porém, o elenco montado pelo técnico Paulo Roberto Santos deu liga e o time obteve a melhor campanha do Grupo B na primeira fase e conquistou o acesso à Série B de 2018 ao derrotar o Confiança nas quartas de final. Agora, a meta é o inédito título de Campeão Brasileiro.
Torcedor do São Bento lotou estádio e comemorou acesso à Série B do Brasileiro (Foto: Jesus Vicente/Repórter Autônomo )
Fonte: GE
Fonte: GE
Tags
Futebol

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2017/l/n/OVxYMtRiy9SmC4Vlp3Qw/1me-1107.jpg)
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2014/04/12/bento_1.jpg)
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2016/09/04/bento3_SEr2Qmh.jpg)
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/09/24/torcida_sao_bento.jpg)