Campeonato arrecadou cinco toneladas de alimento em todo o Estado
Ação ocorreu nesta última quinta-feira (1) em Cuiabá
Parte dos alimentos arrecadados com as inscrições do 10º Campeonato Peladão foram doados nesta última quinta-feira (01), pela Organização do Peladão, a Pastoral dos Migrantes, situado no bairro Carumbé e à Associação de Defesa dos Haitianos Migrantes em Mato Grosso (ADHM-MT), localizado no bairro Planalto, ambos em Cuiabá.
O coordenador do Peladão, Tiego Poli Kiesque, entregou à coordenação da Pastoral dos Migrantes duas toneladas de alimentos e para a Associação de Defesa dos Haitianos, meia toneladas de alimentos.
Conforme o coordenador, o papel do esporte transcende a atividade física.
“Esta ação vem para mostrar a todos que o esporte também pode trabalhar pelo social. Recolhemos os alimentos com esta finalidade, doar a instituições de caridade. Ajudar a quem precisa dessas doações e até o final do Peladão que está previsto para outubro iremos doar a outras instituições no interior do estado”, explica ele.
A Pastoral dos Migrantes, situado no bairro Carumbé, é uma instituição não governamental criada para apoiar as pessoas que migram para Mato Grosso em busca de melhores condições de vida. Atualmente, a instituição atende em torno de 500 pessoas e é mantida por meio de trabalho voluntário e pela parceria com a secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.
Já a Associação dos Haitianos, sediada na região leste da capital, atende cerca de mil pessoas e tem a finalidade de defender os Direitos Humanos fundamentais dos haitianos que vivem em Mato Grosso. Entre as obrigações, estão, portanto, o direito à saúde, à educação, à moradia, à alimentação e ao lazer.
O presidente da Associação de Defesa dos Haitianos Migrantes em Mato Grosso, Clercius Monestine, classifica o ato.
“É muito importante para nós receber esses alimentos, pois não temos recursos próprios. Sem doação não podemos manter esta casa, que atende às pessoas que realmente necessitam do serviço e não tem para onde ir”, destaca.
No total, a Organização do 10° Campeonato Peladão arrecadou com as inscrições dos jogos, cinco toneladas de alimentos arrecadados em todo o estado.
Peladão
Um dos maiores campeonatos de futebol amador do Brasil, idealizado pelo Wilson Santos (PSDB), atual secretario da Secretaria de Cidades (Secid), o Peladão Mato-grossense voltou a ser disputado em 2016, após uma interrupção de quatro anos.
Em 2017 o campeonato chegou a sua 10° edição e pela segunda vez conta com o apoio do Governo do Estado.
Este ano a edição contou com 324 times disputando uma vaga para a grande final, prevista para acontecer no dia 7 de outubro na Arena Pantanal.
A terceira rodada acontece nesse fim de semana, com diversos jogos sendo disputados simultaneamente em 43 campos e mini-estádios de futebol espalhados pelo Vale do Rio Cuiabá.
Fonte: Mídia News
Tags
Geral