Depois de passar carnaval preso, filho de Pelé ganha a liberdade.
Edinho foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a
12 anos por lavagem e associação ao tráfico; com decisão, Edinho deverá
aguardar julgamento definitivo em liberdade.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio
Saldanha suspendeu nesta quarta-feira (1º) a prisão do ex-goleiro do Santos
Edson Cholbi do Nascimento, filho de Pelé.
Com a decisão, Edinho deverá aguardar em liberdade o
julgamento definitivo do habeas corpus pelo próprio Superior Tribunal de
Justiça.
A decisão do ministro suspende a determinação do Tribunal de
Justiça de São Paulo que, no último dia 23, mandou prender o ex-atleta.
Na ocasião, o TJ-SP julgou recurso da defesa do ex-goleiro
contra a condenação dele por lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
O TJ-SP condenou Edinho, mas reduziu a pena dele de 33 anos
e 4 meses de reclusão para 12 anos e 10 meses, em regime fechado. O ex-jogador
estava esperando o julgamento da apelação em liberdade - assista a mais
detalhes no vídeo abaixo.
Entenda o caso
Edinho foi preso pela primeira vez em 2005 (detido com
outras 17 pessoas) acusado de ligação com uma organização de tráfico de drogas
comandada por Naldinho, na Baixada Santista. Após seis meses em prisão
provisória, o ex-atleta foi solto com liminar em habeas corpus concedida pelo Supremo
Tribunal Federal (STF).
Em janeiro de 2006, o ex-goleiro teve a prisão decretada com
o aditamento da denúncia, que passou a incluir o crime de lavagem de dinheiro.
Edinho obteve o direito de permanecer em liberdade por causa de uma decisão do
STJ. Em fevereiro, o Ministério Público denunciou o ex-goleiro por lavagem de
dinheiro, o que resultou em uma nova prisão, 47 dias após conseguir a
liberdade.
Depois disso, a Justiça vinha negando com frequência os
pedidos de liberdade feitas por Edinho.
A
condenação
Em 30 de maio de 2014, o ex-goleiro foi condenado pelos
crimes de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas por decisão da
juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal de Praia Grande.
Edinho, então, foi preso em 7 de julho daquele ano por não
ter apresentado o passaporte dele à Justiça, uma das exigências para permanecer
em liberdade até a decisão final da Justiça. Posteriormente, a defesa de Edinho
conseguiu um habeas corpus para liberar o cliente.
Em novembro do mesmo ano, o ex-goleiro foi detido no Fórum
de Praia Grande, após cumprir a medida cautelar que exigia que ele comparecesse
mensalmente em juízo e registrasse a rotina. Edinho foi solto no dia seguinte.
A Justiça acatou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa.
