Sistema contará com Centro Médico Avançados para tender os mais de 4 mil atletas que competirão em Cuiabá
O Comitê Organizador Local dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) se reuniu, nesta quarta-feira (14), para planejar o atendimento médico no evento que reunirá cerca de 4 mil atletas em Cuiabá, no mês de novembro. Ficou definido que será montada uma estrutura, dentro dos locais de competições, que prevê um Centro Médico Avançado, hospitais de apoio e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A secretária adjunta de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Maria Gabriela Teixeira, destacou que toda a equipe da Vigilância Sanitária estará à disposição para atender tantos os atletas quanto à população que assistirá aos jogos.
Ela explicou que o Centro Médico Avançado irá agilizar os atendimentos médicos. “Esse centro vai estar ligado direto à Central de Regulação para que possamos encaminhar o paciente o mais rápido possível para os hospitais de apoio”, acrescentou.
Gabriela também ressaltou que os trabalhos serão desenvolvidos em parceria com a Vigilância Sanitária de Cuiabá.
Também participaram da reunião o Superintendente de Fomento ao Esporte e Lazer, da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT), Marcio José Nogueira; membro do Comitê Organizador Local, Alex Alves; e o presidente da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), Alexandre Bregunci.
JUB’s
Os Jogos Universitários Brasileiros serão realizados do dia 2 a 13 de novembro em Cuiabá. A competição conta com mais de 76 anos de história e realizar os jogos em Mato Grosso pode ajudar a impulsionar a prática esportiva no Estado.
A competição reúne modalidades individuais e coletivas, com disputas nas categorias feminina e masculina. Entre as modalidades estão Atletismo, Badminton, Judô, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. Novas modalidades deverão ser disputadas este ano.
Os campeões dos JUB’s representam o Brasil nos Jogos Universitários Mundiais (Universíade). A edição de 2016 deverá contar com aproximadamente 6 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e voluntários.
O evento é aberto para alunos-atletas de universidades públicas e particulares de todo o Brasil, reconhecidas ou autorizadas pelo MEC.
|
| Fonte: MARCIO CAMILO - Seduc/Sael-MT |
Tags
Geral
