A Prefeitura Municipal de Alta Floresta através da Secretaria de Esportes e Lazer de Alta Floresta estará realizando nesse final de semana um festival de Pipas.
O evento será todo ele coordenado pelo Mestrando Marcio Valestro, o Farol do Grupo Okavango de Capoeira, e acontecerá no sábado pela manhã (23) no campo do antigo Mini Estádio da Cidade Alta e tem como objetivo principal, oferecer diversão e entretenimento para a garotada e amantes desse esporte que foi descoberto na China há mais de dois mil anos.
Os participantes receberão medalhas em varias categorias, entre elas a pipa que voar mais alto, o empinador mais jovem e empinador mais velho – para os três primeiros colocados em cada categoria.
O intuito, acima de tudo, é levar a família, promover a alegria e a paz entre as pessoas. È necessário ressaltar que o evento serve também para alertar e orientar as pessoas a não usarem cerol e os riscos de empinar pipas próximas às redes de energia elétrica e vias de trânsito.
As categorias em disputa serão as seguintes:
- Pipa + criativa;
- Pipa que voa + alto;
- Pipa com a melhor manobra;
- Pipa que permanecer + tempo em vôo.
- Pipa brasileirão
- Menor Pipa
As inscrições poderão ser feitas no local de forma gratuita.
Sobre Pipas
As pipas foram inventadas na China há mais de dois mil anos, chegando ao Ocidente graças a Marco Polo. O filósofo Mo-tse é o provável inventor da pipa, no ano de 230, para fins militares. O general Han Xin encomendou o protótipo para medir a distância até um castelo com a intenção de cavar um túnel e invadi-lo. Durante a Revolução Cultural de Mao-Tsé Tung os fabricantes caíram na clandestinidade e faziam pipas miniaturas em segredo para manter as habilidades vivas.
Fonte: Mt esporte