Na Cara do Gol MT

JOGOS ESCOLARES: Sucesso da competição também depende da arbitragem, diz secretário


Sinohara pede atenção redobrada aos árbitros na fase que classifica as equipes para a etapa nacional do evento

O secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, pediu para que os árbitros redobrem a atenção durante as partidas dos Jogos Escolares da Juventude, em Campo Verde (a 141 quilômetros de Cuiabá). A competição – que reúne estudantes de 15 a 17 –  começa neste sábado (16), nas modalidades de basquete, vôlei, futsal e handebol.
Sinohara se reuniu com os árbitros nesta sexta-feira (15). Na oportunidade ele destacou que os jogos chegaram em uma fase especial, dá onde sairão as equipes que vão representar Mato Grosso na etapa nacional dos Jogos Escolares, que ocorre nos meses de setembro e novembro, em João Pessoa (PA).
“Nós chegamos na fase estadual, onde estão reunidas as melhores equipes do estado. Então, um erro pode deixar um time de fora da fase nacional da competição. Por isso eu peço a vocês que se dediquem ainda mais ao apitarem as partidas”, frisou Sinohara.
Ele também destacou que o progresso dos jogos também passa pela qualidade e aperfeiçoamento dos árbitros. “E nesse sentido, muitos técnicos de equipes têm elogiado a postura e o nível técnico da arbitragem, que teve um grande avanço a partir de 2015”, observou.  
O gestor também destacou que mais uma vez a secretaria honrou o compromisso de hospedar a arbitragem em hotéis, durante as etapas dos jogos escolares. Antes da atual gestão, os árbitros dormiam em escolas adaptadas em alojamentos. “Nós acreditamos que uma boa acomodação melhora o desempenho do árbitro nas partidas. Por isso, se depender da secretaria, não mediremos esforços para que a arbitragem sempre fique em hotéis”, enfatizou.
Etapa estadual
Os Jogos Escolares da Juventude de Campo Verde irão reunir 1.140 estudantes nas modalidades de basquete, vôlei, futsal e handebol (masculino e feminino). A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas prestigiem os cinco dias de evento. Ao todo serão 90 equipes de 63 escolas de Mato Grosso.
A competição faz parte da segunda etapa estadual dos jogos. A primeira foi realizada no mês passado, no município de Araputanga (a 336 quilômetros de Cuiabá). Já a terceira etapa ocorre de 29 de julho a 4 de agosto na cidade de Água Boa (a 730 quilômetros de Cuiabá).
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso são realizados pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc/Sael-MT), em parceria com a Federação Mato-grossense de  Esportes Universitários (FMEU) e cidades sedes de evento.  
Confira os municípios que irá participar dos jogos em Campo Verde: Barra do Bugres, Porto dos Gaúchos, Novo São Joaquim, Sorriso, Nobres, Jaciara, Alto Garças, Campo Verde, Sinop, Primavera do Leste, Água Boa, Apiacás, Alto Boa Vista, Campos de Júlio, Alto Araguaia, Matupá, Juína, Nova Canaã do Norte, Poxoréu, Rondonópolis, Cáceres, Peixoto de Azevedo, Tangará da Serra, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Paranaíta, Acorizal, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Rosário Oeste, Paranatinga, Santo Antônio de Leverger, Aripuanã, Várzea Grande, Colíder, Juruena, Curvelândia, Nova Bandeirantes, Nova Mutum, Araputanga e Tesouro.
 
 
Fonte: MARCIO CAMILO - Seduc/Sael-MT
Postagem Anterior Próxima Postagem