Competição – que reúne cerca de 300 atletas – é realizada durante essa semana no ginásio Aecim Tocantins. A entrada é gratuita
Começou, nesta segunda-feira (11), o Campeonato Brasileiro de Boxe nas categorias cadete masculino (15 e 16 anos) e feminino elite (adulto). A competição ocorre durante essa semana, no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, e envolve cerca de 300 atletas dos 28 estados do país. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT).
A boxeadora por Mato Grosso, Raquel Amaral, 19 anos, percorreu 800 quilômetros, de Juara até Cuiabá, para participar do campeonato. Ela é a atual campeã estadual e se preparou o ano inteiro para a fase nacional.
Amaral é treinada pelo técnico Eduardo Zimmerman, mas a reta final de preparação teve auxilio do boxeador cubano Hernandez. “Ele nos passou orientações importantes durante a luta, estratégias de como gingar e esquivar melhor dos golpes adversários”, contou a moça que pratica boxe há oito anos.
Igor Nascimento, 16 anos, também representa Mato Grosso na competição. Vai ser a primeira vez que ele participa do brasileiro. O adolescente destacou que o boxe o ajudou a ser uma pessoa mais calma e centrada. “Antes eu fica nervoso com facilidade. Depois que comecei a praticar boxe me tornei uma pessoas mais disciplinada e calma”, reforçou.
O Campeonato Brasileiro de Boxe segue com a sua programação, nesta terça-feira (12). As lutas começam a partir das 16h. Ao todo estão em jogo o título de 22 categorias, 10 na elite feminino e 12 no cadete masculino. A entrada é gratuita.
Solenidade de abertura
Nesta segunda-feira (11) ocorreu a pesagem dos atletas, na parte da manhã. Já a tarde os pugilistas entraram no ringue e também teve a solenidade de abertura do campeonato.
O secretario Adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, agradeceu ao presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José Silva, por ter escolhido Mato Grosso como sede do brasileiro da modalidade. “É uma competição muito importante para o calendário esportivo nacional. Eu tenho certeza que muitos jovens mato-grossenses vão ficar motivados em praticar o esporte depois desse campeonato”, frisou Sinohara.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer de Cuiabá, Breno Cézar de Oliveira, agradeceu a presença dos boxeadores de outros estados. “Assim que o Sebastião (presidente da Federação Mato-grossense de boxe) me procurou para solicitar apoio da prefeitura eu aceite de imediato, pois é muito importante a realização de um campeonato dessa grandeza em Cuiabá”, ressaltou.
O presidente da Federação Mato-grossense de Boxe, Sebastião da Silva Borges, enfatizou que o estado é carente de grandes eventos nacionais e que a competição pode fomentar o esporte no estado. “Muito atletas do estado estão na arquibancada prestigiando o evento. Um campeonato como esse serve de espelho para os mais novos que pretendem seguir a carreira de boxeador”, reforçou.
Já o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José, destacou que o evento foi feito com muito carinho e esforço. “Todo esse trabalho foi feito pensando em vocês atletas, que são o futuro do boxe brasileiro. Tenho certeza de que muitos aqui irão representar o Brasil em olimpíadas”, ressaltou José, que agradeceu ao Governo do Estado por receber a competição em Mato Grosso. “Então, sem mais delongas, eu declaro aberto o Campeonato Brasileiro de Boxe”, completou.
|
Fonte: MARCIO CAMILO - Seduc/Sael-MT |